22/08/2023



Região Saúde

Goioxim passa a integrar o programa Farmácia Popular

Com isso o município passa a fazer parte das 375 cidades brasileiras com credenciamento de farmácias no programa do Governo Federal

farmacia-popular-apresentacao

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é um programa do Governo Federal que busca complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde (APS) (Foto: Reprodução/O Globo)

A partir de agora Goioxim passou a integrar o programa Farmácia Popular. Dessa forma, o acesso à saúde passa a ser completo para a população, do atendimento médico ao tratamento. O município faz parte das 375 cidades com credenciamento de farmácias.

De acordo com o Governo Federal, com as novas habilitações, a expectativa é que o Farmácia Popular, até o fim do ano, passe a ter unidades em 5.207 municípios brasileiros, equivalente a 93% do território nacional.

Após oito anos sem novas farmácias credenciadas, o Ministério da Saúde retoma as novas habilitações priorizando os municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos. Ao todo, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as Regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste.

O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) é um programa do Governo Federal que busca complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde (APS). Isso ocorre por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada. Dessa forma, além das Unidades Básicas de Saúde e/ou farmácias municipais, o cidadão pode obter medicamentos nas farmácias e drogarias credenciadas ao PFPB.

O PFPB disponibiliza medicamentos gratuitos para o tratamento de diabetes, asma e hipertensão, e partir de junho de 2023, também para osteoporose e anticoncepcionais. Além disso, o programa também oferece medicamentos de forma subsidiada para dislipidemia, rinite, doença de Parkinson, glaucoma e fraldas geriátricas. Ao todo, o Farmácia Popular contempla o tratamento para 11 doenças.

DIREITO À SAÚDE

Em uma ação inédita, todos os beneficiários do Bolsa Família vão poder retirar os 40 medicamentos disponíveis no programa gratuitamente. Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros. A retomada dessa estratégia é mais uma iniciativa para resgatar o direito à saúde e vida digna para todos.

A saúde da mulher terá prioridade. Por isso, essa população terá acesso gratuito aos medicamentos indicados para o tratamento de osteoporose e contraceptivos. Tratavam-se de produtos oferecidos pelo Farmácia Popular com preços mais baixos (50% de desconto) e que agora passam a integrar o rol de gratuidade.

O Ministério da Saúde também vai facilitar o acesso ao programa para a população indígena atendida pelos Distritos Sanitários Indígenas (Dsei). Para evitar o deslocamento dessa população, será nomeado um representante de comunidade responsável por retirar os medicamentos indicados, sem necessidade de ter um CPF para ser atendido.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo