22/08/2023
Segurança

Golpe telefônico lidera reclamações no Procon

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Dona Jussara de Oliveira Lima, 54 anos, integra a relação dos inúmeros usuários de telefonia pública lesados por um golpe que está sendo aplicado na cidade.
Uma pessoa liga para a casa do usuário dizendo ser um técnico de determinada empresa de telefonia e pede que seja digitada uma senha para promover assistência técnica na linha telefônica. Basta a discagem dos números para que o usuário escolhido se transforme em vítima.
Foi assim que a conta mensal de dona Jussara saltou de R$ 120,00 para perto de R$ 3 mil. Não foi diferente com um servidor público municipal que preferiu não ter seu nome publicado. Vítima do mesmo golpe, quando recebeu a fatura para pagamento teve a desagradável surpresa de ver que havia “gasto” mais de R$ 4 mil.
Estas são apenas duas das várias denúncias que chegam diariamente à TRIBUNA-REDE SUL DE NOTÍCIAS e que foram avalizadas pelo vereador Elcio Melhem na sessão de terça-feira, dia 7, na Câmara de Vereadores.
O golpe tem como alvo as empresas GVT e Brasil Telecom. Na primeira se pede a senha para que o próprio usuário ao discar os números facilite a ação do estelionatário. Na BrasilTelecom a entrada dos golpistas é pedindo o número do contrato que vem na fatura.
A TRIBUNA entrou em contato com o assessor da Brasil Telecom, Luiz Carlos Holzcamp, solicitando informações sobre como a empresa está administrando esse problema. O contato também foi oficializado por e-mail, mas sem retorno.
Na GVT a orientação foi de que entrasse em contato com o número 133, mas durante horas apenas uma música se ouviu.
A ex-coordenadora do PROCON em Guarapuava, a advogada Luciana Ribas Martins, confirma que durante o período em que esteve à frente do órgão a maior demanda de reclamações foi “patrocinada” pela telefonia fixa e móvel (celular).
Segundo Luciana, em 2007 do total dos 3.352 atendimentos prestados pelo PROCON, 1118 tiveram como pivô a telefonia, sendo 681 fixa e 437 a celular, o equivalente a 28,74% das reclamações.
Até agosto de 2008 foram feitos 2.243 atendimentos, dos quais 784 foram de usuários de telefonia fixa e 312 de celulares, representando 34,85% das reclamações.
Luciana disse que as negociações entre usuários da GVT, a empresa e o PROCON são satisfatórias.
Foto:Advogada Luciana Ribas Martins: telefonia campeã de reclamações

Cristina Esteche

Jornalista

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