22/08/2023



Paraná Região Segurança

Golpes do aluguel se tornam mais comuns durante o Carnaval

Neste período, golpistas aproveitam o período de grande procura para anunciar imóveis que não existem. Por isso, é necessário mais atenção

A Polícia Civil do Paraná orienta para ficar atento aos golpes do aluguel (Foto: PCPR)

Durante o período de carnaval tornam-se mais comuns os golpes do aluguel. Isso porque a procura por casas para alugar aumenta durante o feriado. Dessa forma, golpistas aproveitam para anunciar imóveis que não existem. Por isso, a Polícia Civil do Paraná dá orientações para quem vai viajar.

Uma das orientações é buscar por anúncios com referência de locais ou diretamente em imobiliárias com credibilidade. Além disso, orienta-se não ter pressa para fechar negócio, pois isso aumenta a chance de que a pessoa seja enganada. De acordo com a PCPR, os estelionatários chamam a atenção por meio de propostas fáceis e preços muito baixos para quartos, quitinetes e casas nas praias.

Para acabar com esse tipo de crime, a Polícia Civil intensificou as investigações antes do início do Verão Paraná – Viva a Vida 2021/2022.  Portanto, entre os dias 10 de dezembro de 2021 e 20 de fevereiro de 2022, a PCPR já registrou 38 boletins de ocorrência envolvendo este tipo de crime no Litoral paranaense.

O GOLPE

Segundo o delegado Gil Tesseroli, coordenador do Verão Paraná, geralmente a vítima só descobre que caiu em um golpe quando chega no lugar e percebe que o imóvel não existe. Ou, ainda, que a casa já está ocupada por outra pessoa.

A Polícia Civil alerta para que quando a pessoa tiver interesse em fazer uma locação pela internet, busque por anúncios com referência de locais, ou diretamente em imobiliárias que possuam credibilidade no mercado.

Ainda de acordo com o delegado, após a vítima demonstrar interesse pelo imóvel, o estelionatário envia fotos, vídeos e fornece informações que garantem uma suposta credibilidade da negociação. Assim, o golpe ocorre quando a vítima deposita o valor de sinal para pagamento da locação, que apresenta um bom custo e benefício.

Para induzir a vítima ao golpe, os criminosos costumam simular que existem outros clientes interessados pela mesma locação. Então a vítima se vê obrigada a fechar o negócio rapidamente para não perder.

REGISTRO

Caso se confirme o golpe, a vítima deve procurar uma Delegacia da Polícia Civil para fazer a denúncia. De acordo com o delegado, a PC está desde o início do verão em investigação dessas quadrilhas. Portanto, para o registro do Boletim de Ocorrência, é importante levar tudo o que foi objeto da negociação. Nesses casos, contam como prova, as conversas por mensagens, imagens e comprovantes de depósitos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo