Criminosos têm explorado brechas no sistema Gov.br, plataforma que reúne serviços públicos federais, para aplicar golpes que resultam em prejuízos financeiros e vazamento de dados. O aumento de fraudes levou entidades a buscarem medidas mais rigorosas de proteção e a recomendar novas formas de autenticação digital.
Golpistas invadem contas na plataforma e utilizam os dados das vítimas para realizar empréstimos e conceder procurações fraudulentas. Além disso, acessam serviços como SUS, CNH digital, carteira de trabalho eletrônica e até benefícios previdenciários.
A Junta Comercial do Estado do Mato Grosso (Jucemat), por exemplo, anunciou que não aceitará mais a assinatura digital via Gov.br devido ao aumento de falsificações em seu portal de serviços. Agora, os usuários precisarão utilizar um certificado digital, como o modelo notarizado, que garante maior segurança jurídica nas transações.
Especialistas recomendam que os cidadãos adotem medidas adicionais para proteger suas informações, como ativação da autenticação em duas etapas, login por biometria e restrição do acesso a dispositivos autorizados. O uso de certificados digitais também aumenta a rastreabilidade das operações, reduzindo assim o risco de fraudes.
CERTIFICAÇÃO DIGITAL CRESCE NO PARANÁ
O Paraná tem registrado um aumento expressivo na adesão aos certificados digitais notarizados. Em 2024, a plataforma e-Notariado registrou 157 mil atos notariais realizados de forma 100% online no estado. No Brasil, o volume mensal de atos digitais atingiu um recorde em dezembro, ultrapassando 83 mil operações. Desse modo, o crescimento anual foi de 39% em relação a 2023.
O presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR), Daniel Driessen Jr., destaca que o avanço da digitalização tem fortalecido a segurança dos atos jurídicos no estado. “A digitalização não é apenas uma tendência, mas uma realidade consolidada, garantindo acessibilidade e modernização para todos.”
Para obter um certificado digital em cartórios, o cidadão deve fornecer dados cadastrais, apresentar documento de identidade e coletar foto e digitais. Na emissão remota, há uma sessão de videoconferência para conferência da identidade, garantindo mais segurança ao processo.
O sistema e-Notariado permite a realização de escrituras, procurações e outros atos notariais de forma digital. Entre os serviços disponíveis estão a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV), a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) e um sistema de assinaturas digitais com validade jurídica.
Para mais informações sobre certificação digital e serviços notariais online, basta acessar www.e-notariado.org.br.
Leia outras notícias no Portal RSN.