Golpistas aplicam golpes em Guarapuava e se passam por fiscais da vigilância sanitária. Os estelionatários pedem dinheiro em estabelecimentos comerciais do município para evitar as multas fictícias, sobre uso de máscara e álcool em gel.
De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava, as denúncias começaram a surgir nos últimos dias, e os golpes têm preocupado os comerciantes locais. Os falsos fiscais abordam donos de lojas, restaurantes, e outros estabelecimentos por ligações telefônicas.
Em seguida, os estelionatários defendem que as empresas não estão cumprindo as regras de segurança sanitária, e que caso não recebam o dinheiro, aplicarão “multas severas”. Além disso, eles pedem para que a vítima envie um código que chega pelo celular, para regularizar a situação. Conforme a prefeitura, isso é um golpe de clonagem do WhatsApp.
Portanto, é preciso ter atenção e seguir algumas recomendações para evitar o golpe. Como verificar a identificação do agente, não fazer pagamentos em dinheiro, já que os canais oficiais cobram multas por boletos ou depósitos nas contas do órgão. Além de denunciar a situação para a Polícia Civil, ou para a Vigilância Sanitária.
Leia outras notícias no Portal RSN.