Aposentados e pensionistas do Guarapuava Prev devem ficar atentos a tentativas de golpe relacionadas à prova de vida. Criminosos têm se passado por servidores do INSS ou da Previdência Municipal para enganar beneficiários e obter dados pessoais, documentos e até senhas bancárias.
As abordagens ocorrem principalmente por telefone e por mensagens de WhatsApp. Em alguns casos, os estelionatários utilizam números com o DDD de Guarapuava para conferir mais credibilidade à fraude. Conforme e Prefeitura de Guarapuava, até mesmo a Controladora-Geral do Município, Liane Maria Marques, recebeu diversas ligações e mensagens em seu nome.
A orientação da Prefeitura é clara: nem o INSS nem o Guarapuava Prev ligam para solicitar informações sigilosas, como documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários. Também não enviam representantes às casas dos aposentados para recolher documentos ou fazer a prova de vida presencialmente.
A prova de vida ocorre anualmente, preferencialmente no mês de aniversário do beneficiário. Quem perdeu o prazo até 26 de março tem até o dia 30 de junho para regularizar a situação. Caso contrário, o pagamento será suspenso. No entanto, os valores referentes ao período de suspensão serão pagos retroativamente após a regularização.
O recadastramento pode ser feito de forma online, pelo site da Prefeitura de Guarapuava. É necessário anexar documentos como RG, CPF ou CNH e comprovar o vínculo com o servidor público. Quem preferir pode comparecer presencialmente à sede do Guarapuava Prev, na Rua Arlindo Ribeiro, 492 – Centro, de segunda a sexta, das 13h às 17h.
Leia outras notícias no Portal RSN.