sábado, 24 de mai. de 2025
setu
Cotidiano

Golpistas usam nome do INSS para aplicar golpes em aposentados de Guarapuava

Prova de vida falsa é usada como isca para obter dados e documentos pessoais. As abordagens ocorrem principalmente por telefone e WhatsApp

Nem o INSS nem o Guarapuava Prev ligam para solicitar informações sigilosas (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Aposentados e pensionistas do Guarapuava Prev devem ficar atentos a tentativas de golpe relacionadas à prova de vida. Criminosos têm se passado por servidores do INSS ou da Previdência Municipal para enganar beneficiários e obter dados pessoais, documentos e até senhas bancárias.

As abordagens ocorrem principalmente por telefone e por mensagens de WhatsApp. Em alguns casos, os estelionatários utilizam números com o DDD de Guarapuava para conferir mais credibilidade à fraude. Conforme e Prefeitura de Guarapuava, até mesmo a Controladora-Geral do Município, Liane Maria Marques, recebeu diversas ligações e mensagens em seu nome.

A orientação da Prefeitura é clara: nem o INSS nem o Guarapuava Prev ligam para solicitar informações sigilosas, como documentos pessoais, fotos, senhas ou dados bancários. Também não enviam representantes às casas dos aposentados para recolher documentos ou fazer a prova de vida presencialmente.

A prova de vida ocorre anualmente, preferencialmente no mês de aniversário do beneficiário. Quem perdeu o prazo até 26 de março tem até o dia 30 de junho para regularizar a situação. Caso contrário, o pagamento será suspenso. No entanto, os valores referentes ao período de suspensão serão pagos retroativamente após a regularização.

O recadastramento pode ser feito de forma online, pelo site da Prefeitura de Guarapuava. É necessário anexar documentos como RG, CPF ou CNH e comprovar o vínculo com o servidor público. Quem preferir pode comparecer presencialmente à sede do Guarapuava Prev, na Rua Arlindo Ribeiro, 492 – Centro, de segunda a sexta, das 13h às 17h.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Thiago de Oliveira

Jornalista

Jornalista formado pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. @tdolvr

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.