22/08/2023



Brasil Cotidiano Tecnologia

Google vai distribuir 500 mil bolsas de estudos para cursos de tecnologia

As bolsas são para cursos de Suporte de TI, Análise de dados, Gerenciamento de Projetos e Design UX. É necessário se inscrever no site do Ciee

pexels-firmbeecom-6927333

Google vai distribuir 500 mil bolsas de estudos para cursos de tecnologia (Foto: Reprodução/Pexels)

O Google anunciou que vai distribuir 500 mil bolsas de estudo de cursos na área de tecnologia. Assim, a ação busca formar profissionais em setores com alta demanda no mercado de trabalho. Desse modo, os interessados podem se inscrever até 13 de julho. Na primeira etapa, a empresa oferecerá 30 mil bolsas.

Os candidatos podem se candidatar às bolsas no site do Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), parceiro do Google na iniciativa.

De acordo com as informações, são quatro cursos disponíveis, com carga horária de cerca de 200 horas cada. Sendo assim, o aluno pode estudar pela internet. O Ciee recomenda estudar cerca de 1h30 por dia para concluir o curso nos seis meses em que ele ficará disponível.

Dessa forma, o Google disponibiliza vagas nos seguintes cursos: Suporte de TI, Análise de Dados,
Gerenciamento de Projetos e Design UX. Os alunos vão ter acesso aos cursos por meio da plataforma de ensino Coursera. Os cursos podem ser feitos por qualquer pessoa que pagar a assinatura na plataforma, no entanto, serão de graça para quem receber as bolsas de estudo. A previsão é a plataforma libere os cursos aos candidatos a partir de agosto.

REQUISITOS

Conforme o Ciee, é necessário cumprir alguns requisitos para ser selecionado. Tais como, ter mais de 18 anos, ser estudante ou formado no ensino médio ou curso técnico, ou estar cursando ensino superior. Além de ter interesse em aprender ou trabalhar com tecnologia, ter um dispositivo com acesso à internet e uma conta de e-mail para se inscrever no processo seletivo.

Além disso, é preciso fazer o cadastro na plataforma, fazer a matrícula no curso e receber as comunicações. Entretanto, o interessado não pode ser colaborador ou estagiário do Ciee, Google ou Coursera.

VAGAS E INSCRIÇÕES

A empresa afirma ainda que não é preciso ter experiência ou conhecimento prévio no conteúdo dos cursos. Inclusive, pessoas negras, LGBTQIA+, mulheres e a população de baixa renda vão ter prioridade. Inclusive, das 30 mil bolsas oferecidas nesta etapa, duas mil serão destinadas para pessoas transexuais. De acordo com o Google, o objetivo é incentivar a inclusão social e no mercado de trabalho.

O processo de inscrição e seleção será feito pelo Ciee One, uma plataforma que reúne testes para os interessados entenderem se o perfil combina com o do curso. Assim, se houver um “match”, basta se candidatar no curso e aguardar uma resposta sobre a liberação da bolsa.

No entanto, vale ressaltar que os selecionados para as bolsas do Google devem fazer o curso em até seis meses. Isso porque este é período em que eles terão uma monitoria exclusiva que vai ajudar nas aulas. Após a conclusão, os alunos vão receber um certificado emitido pela Coursera.

(*Com informações do Portal G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo