22/08/2023
Política

Governador afirma que é democrata

imagem-86292

Cristina Esteche

O governador Beto Richa (PSDB) voltou a criticar a ocupação de manifestantes na Assembleia Legislativa do Paraná. Após se manifestar pela primeira vez por intermédio da Agência Estadual de Notícias, tão logo os deputados retiraram  o projeto substitutivo e acabaram a sessão desta quinta (12), Richa concedeu entrevista à Rede Paranaense de Televisão (RPC), no jornal Segunda Edição, quando contestou os manifestantes. “Sou um democrata, do diálogo, nunca ‘tratorei ninguém. Estamos com extrema urgência financeira no Estado nestes primeiros meses”, afirmou referindo-se às medidas de austeridade que impôs ao Estado. De acordo com o governador, as medidas já tomadas permitiu que compromissos financeiros fossem honrados. “Vamos retomar obras, melhorando a cada mês as finanças do Paraná e já estamos honrando compromissos”.

Porém, para isso é preciso que o governador consiga aprovar os projetos. “Os projetos foram retirados para manter a integridade física dos deputados que estavam sendo ameaçados pelos baderneiros”, desferiu contra professores e funcionários que protestavam no Centro Cívico.

Segundo o governador, a retirada desta quinta  feira, foi uma decisão do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano, e que ele [governador] foi apenas comunicado. Depois disso, , ainda não existe nenhuma definição sobre qual atitude será tomada. “Vamos aguardar, sentar com os nossos deputados  e ver qual será a condução”.

O governador, entretanto, disse que pretende conversas com todas as categorias do funcionalismo público estadual e “negociar dentro do que é possível. Não vamos tomar atitudes que agradem o funcionalismo, mas que comprometam o Paraná”.  Disse também que pretende retomar a “saúde” financeira do Estado o “mais rápido possível”. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo