O governador Carlos Massa Ratinho Júnior fez um anúncio que vai agradar pessoas idosos que vivem em Guarapuava. Trata-se da construção do Condomínio do Idoso que será construído no Bairro Boqueirão. Além de Guarapuava, outros 13 municípios do Paraná terão o condomínio horizontal, compondo o ‘Viver Mais Paraná’. De acordo com o governador, esse será o maior programa social para idosos do país.
Em 2030, o Paraná terá mais idosos do que crianças. Nossa população está envelhecendo e nunca houve uma preocupação no Brasil com os idosos. Vamos oferecer um espaço para que eles vivam e envelheçam felizes, resgatando a dignidade dessa parcela da população.
De acordo com o prefeito Cesar Silvestri Filho, será um espaço residencial destinado a idosos que não possuem casa própria para oferecer à essas pessoas. “Será muito além de uma moradia, mas, também, qualidade de vida e dignidade, com serviços de saúde, lazer e assistência social. É uma alegria ter Guarapuava como integrante desse programa estadual porque sabemos que esse espaço será um ambiente transformador de vidas para tantos idosos guarapuavanos”.
Conforme o projeto, o ambiente terá 40 moradias adaptadas e oferecerá uma estrutura completa. Além da praça de convivência, o espaço terá biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre. Contará ainda com horta comunitária, salão de festas e piscina para hidroginástica. Os moradores terão também atendimentos básicos de saúde e assistência social de forma periódica.
Assim, o investimento no município atende a uma solicitação da deputada estadual, Cristina Silvestri, junto ao presidente da Cohapar, Jorge Lange. “Este era um sonho antigo, que me acompanhou desde a época em que fui secretária de Assistência Social de Guarapuava. Hoje mostra a sensibilidade do governador em fazer uma administração voltada também para aqueles que muito já contribuíram para o desenvolvimento da nossa história”.
QUEM PODE
Poderão participar da seleção das unidades para o Condomínio do Idoso, pessoas com mais de 60 anos, com renda de um a seis salários mínimos. Os selecionados poderão morar nas casas por tempo indeterminado, sozinhos ou em casais, com o pagamento de uma contrapartida mensal de 15% de um salário-mínimo, que equivale cerca de R$ 150, atualmente.
Leia outras notícias no Portal RSN.