O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda (27) a convocação de 400 novos profissionais para compor o quadro da Polícia Civil do Paraná. Assim, ocorre a contratação de 150 delegados, 200 investigadores e 50 papiloscopistas, que fizeram o concurso em 2020. Além de 24 escrivães remanescentes de um processo anterior.
De acordo com as informações, a Polícia Civil divulgou o edital no início do mês. O anúncio prevê a contratação de mais delegados do que constava inicialmente no edital, que trazia 50 vagas para o cargo de delegado de polícia, 300 para o de investigador de polícia e 50 para papiloscopista.
Dessa forma, o preenchimento das vagas ocorre de acordo com a ordem de classificação. A certame vale por dois anos, podendo haver prorrogação por igual período. Após a convocação, os candidatos participam do curso de formação na Escola Superior da Polícia Civil.
Além disso, o planejamento é que ainda neste ano os novos policiais civis estejam atuando nas delegacias de polícia de todo o Estado. O delegado-geral da PCPR, Sílvio Rockembach, afirmou que esta é a maior contratação de policiais civis da história do Estado.
Assim como a transferência de todos os presos das delegacias do Paraná, esse é outro problema histórico que será resolvido nesta gestão.
Na lista de classificados divulgada pela Polícia Civil, constam 2.247 candidatos, sendo 376 para o cargo de delegado de polícia, 1.524 para o cargo de investigador de polícia e 347 para o de papiloscopista. Por fim, ao todo, 106.506 candidatos se inscreveram para o concurso da instituição.
Leia outras notícias no Portal RSN.