O Governo do Estado apresenta nesta segunda (2, às 17 horas, em solenidade com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o Inquérito Digital Paraná. Com este sistema, que já foi implantado, todas as etapas dos inquéritos policiais passam a ser digitais. Assim, haverá a garantia mais agilidade e economia.
De acordo com a agenda do governador, a apresentação será na Secretaria da Segurança e Administração Penitenciária. O secretário Rômulo Marinho Soares participa da solenidade.
Conforme informações a Delegacia da Polícia Civil de Pinhais foi a primeira unidade do Paraná a usar o inquérito digital. Assim, o sistema foi instalado em 2018, possibilitando a otimização dos trabalhos, Já que flagrantes, inquéritos e termos circunstanciados são processados eletronicamente.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Paraná, o inquérito digital vem sendo desenvolvido desde 2011 no estado. Além do controle dos procedimentos, permite a vários atos totalmente digitalizados.
Assim, desde a elaboração do Boletim de Ocorrência até o relatório conclusivo da investigação, tudo é realizado eletronicamente. A tramitação dos procedimentos, que antigamente era realizada em papel, estará no sistema. Além desses, a comunicação dos atos das unidades policiais para o Poder Judiciário e para o Ministério Público é feita pelo sistema Projudi (Processo Judicial Digital).
Leia outras notícias no Portal RSN.