Guarapuava – O governador Roberto Requião e o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Antonio Vidal Coelho, estiveram nesta sexta-feira (30), em Guarapuava, para a apresentação do projeto arquitetônico do novo Fórum da cidade. O moderno edifício, com 14 mil metros quadrados de área construída, deverá custar cerca de R$ 20 milhões. Será o terceiro maior fórum do interior do Paraná, garantiu o governador.
O terreno onde será construído o fórum fica na Avenida Manoel Ribas, ao lado do Parque de Exposições, onde vivem alguns funcionários estaduais do DER. Eles serão transferidos para outro lugar, em casas construídas pela Cohapar Companhia de Habitação do Paraná. A área é do Governo do Estado. Estamos construindo casas, bem melhores que as já existentes, em outra região da cidade, afirmou Requião.
O projeto arquitetônico já está pronto e, agora, o Tribunal de Justiça está elaborando os projetos estruturais. É um projeto belíssimo, comentou o governador. Segundo o desembargador José Antonio Vidal Coelho, o novo fórum de Guarapuava só será menor que os fóruns de Londrina e Maringá. A data de conclusão ainda não está definida. Agora vem a etapa dos projetos complementares, cuja contratação é feita por meio de licitação pública, explicou.
COMPROMISSO O desembargador destacou que a construção do fórum de Guarapuava é um compromisso que assumiu assim que passou a ocupar a presidência do Tribunal de Justiça do Paraná. Ele transmite o cargo no próximo dia 1.º para o desembargador Carlos Augusto Hoffmann, eleito para presidir o TJ no biênio 2009/2010. A visita que fez a Guarapuava, na companhia do governador Requião, foi a última antes de deixar o cargo.
O desembargador José Vidal Coelho aproveitou para fazer um balanço de seu trabalho a frente do TJ. Foram dois anos de muito trabalho e dedicação exclusiva ao Poder Judiciário. O Poder Judiciário do Paraná está se modernizando, haja vista que não existe mais papel na área da Justiça, é tudo virtual. As comarcas estão todas interligadas. Temos 22 juizados especiais sem papel e isto será expandido para todo o Estado. Em dez anos, todas as comarcas estarão informatizadas. O avanço foi muito grande.
Depois de visitar o terreno onde o novo fórum será construído, o governador Requião e o presidente do Tribunal de Justiça foram recebidos para almoço na residência da juíza Cristine Kampmann Bittencourt, diretora do fórum de Guarapuava. Ela lutou intensamente pela construção do novo fórum.
A nossa cidade há muito tempo merecia um fórum novo. A nossa luta está aliada ao sonho do desembargador Vidal para que Guarapuava fosse presenteada com o novo fórum, no momento em que aproximamos das comemorações dos 200 anos de nossa comarca, uma das mais antigas do Paraná, afirmou a juíza. Ela agradeceu o apoio dado pelo governador Requião no projeto.
Segundo ela, a situação do atual fórum beira o colapso. Não temos mais espaço para nada. Temos excesso de computadores para um espaço limitado. Temos problemas com linhas telefônicas. O sistema atual está esgotado. Vamos trabalhar os próximos dois anos em meio ao caos, mas com ânimo, porque sabemos que em dois anos teremos um novo e agradável local de trabalho, concluiu.
Acompanharam o governador e o presidente do TJ na visita a Guarapuava o secretário de Justiça e Cidadania, Jair Gomes, e o ex-prefeito de Guarapuava, Nivaldo Kruger.
(AEN) Na foto: A juiza diretora do Fórum de Guarapuava, Cristiane Bittencourt e o governador Roberto Requião. Foto-Roberto Corradini-SECS