22/08/2023



Cotidiano Região

Governador em exercício estará em Prudentópolis para assinatura de acordo com cidade ucraniana

Cerimônia terá início às 20h, desta quarta feira (6). Parceria prevê o fortalecimento das áreas de educação, agricultura, infraestrutura e segurança pública

prudentopolis ucrania

A assinatura do acordo de parceria internacional entre as cidades de Prudentópolis, no centro-sul do estado, e Ternopil, na Ucrânia, contará com a presença do governador em exercício do Paraná, Darci Piana. A cerimônia marcada para às 20h desta quarta (6) será no Clube XII de Novembro.

(Imagem: Reprodução:/viajeparana)

De acordo com informações da Agência Estadual de Notícias (AEN), a parceria prevê o fortalecimento das áreas de educação, agricultura, infraestrutura e segurança pública entre o Paraná e o país europeu. Para o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski, o termo de cooperação reconhece a preservação da cultura ucraniana na cidade.

“O objetivo é a troca de informações, tecnologia, cultura e potencial turístico. Nós ainda celebramos missas na língua ucraniana, preservamos as tradições. Com o acordo, vamos facilitar o encontro entre empresários de Ternobil e de Prudentópolis”, destacou Klosowski.

Ternopil é uma cidade do Oeste da Ucrânia, localizada às margens do rio Seret, na região da Galícia. As duas cidades se aproximaram no final de 2018, quando Prudentópolis recebeu uma comitiva de Ternobil, incluindo o prefeito Sergiy Nadal, parlamentares e diretores de empresas ligadas aos setores elétrico, de tecnologia e comércio.  No município brasileiro, cerca de 70% da população tem raízes no país da Europa Oriental.

Ainda segundo a AEN, o governo paranaense estuda a possibilidade de oferecer bolsas de estudo para que estudantes brasileiros das escolas públicas possam fazer intercâmbio na Ucrânia.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo