22/08/2023
Educação

Governador encaminha à Assembleia mensagem para criação de Universidade Estadual

O governador Orlando Pessuti e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, professor e advogado Nildo José Lübke, assinaram, nesta quarta-feira (20), o decreto que apova o estatuto da nova Universidade Estadual do Paraná (UEPR) e também a mensagem que será encaminhada à Assembleia Legislativa referente à implantação da instituição.
A nova instituição irá reunir sete faculdades estaduais já pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino Superior: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (FECILCAM), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA), Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (FAFIPA), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (FAFIPAR) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (FAFIUV).
De acordo com o governador Orlando Pessuti, a implementação de mais uma universidade demonstra a preocupação do Estado com a excelência na educação. “ O que assinamos hoje aqui é o resultado de uma luta de 25 anos, juntamente com outros amigos, consolidamos um sonho”, ressaltou. 
Cada instituição funcionará como um campi da universidade e terá como atribuição o desenvolvimento microrregional. Juntas, as sete instituições contam com mais de 12 mil alunos e só no vestibular de verão de 2010/2011 oferecem 2204 vagas, em 39 cursos de graduação distintos. Em 2010, o orçamento previsto para as sete faculdades será de cerca de R$ 70 milhões. Com a implantação da universidade, o volume de investimentos deve ser ainda maior.
O presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Zeferino Perin, também participou da assinatura.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo