A estrada que há anos encontrava-se intransitável, conforme depoimentos, agora ficou bem melhor e impulsiona o movimento no local. “Tinha muito buraco e, com isso, muitos acidentes, carros e caminhões quebrados. O acostamento era bem ruim”. Este depoimento é do empresário Pedro Henrique, dono de um posto de gasolina na PRC-280.
Conforme o caminhoneiro Orlei de Souza, que utiliza a via pelo menos uma vez na semana, ele se sente mais seguro para trabalhar. “Trouxe bem mais tranquilidade. Com esse concreto podemos andar mais na parte da noite. Antes não podia porque era perigoso. O serviço depende muito da estrada e com a reforma ficou 100%”.
Ele se refere à tecnologia implantada na execução da obra. De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti, o projeto é inovador. E é um dos poucos no País a utilizar a tecnologia o ‘whitetopping’, que é o pavimento rígido de concreto.
No Brasil inteiro só existem 300 quilômetros com essa tecnologia. E agora, destes, 60 quilômetros estão no Paraná, podendo chegar a 100 muito em breve. É o único Estado com pavimentação em whitetopping feito em pista simples.
A entrega dessa obra ocorreu nesta quinta (29) com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior. De acordo com ele, trata-se de uma das obras mais aguardadas da Região Sudoeste. Ou seja, a revitalização da PRC-280, entre Palmas e a BR-153.
“A rodovia é um dos principais corredores logísticos das regiões Sudoeste e Sul do Paraná. São 59,55 quilômetros restaurados no trecho que vai de Palmas ao Trevo Novo Horizonte. E deste a General Carneiro, no acesso a Santa Catarina”.
De acordo com o governador, o Estado investiu R$ 107 milhões na obra por meio do Avança Paraná. Esse programa que utiliza recursos financiados pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. “O objetivo é resolver definitivamente uma demanda de décadas da população, que sofria com acidentes e prejuízos por conta dos buracos e a má qualidade da pista antiga”.
Conforme Ratinho Junior, o modelo tem chamado a atenção de outros estados. “Essa rodovia virou uma referência para o País pela sua inovação. Recebemos delegações de Minas Gerais e do Rio de Janeiro interessadas em conhecer a modelagem, o maquinário e a tecnologia utilizados. Estamos exportando inovação”.
No início do mês, ele também anunciou a continuação da revitalização na PRC-280. Conforme o governador, o segundo lote da restauração receberá um investimento adicional de R$ 187 milhões. E a pavimentação também será feita com a técnica whitetopping. Serão aproximadamente 40 quilômetros entre Palmas e Clevelândia.
A nossa meta é chegar até Pato Branco, abrangendo todo o Sudoeste do Estado.
Na PRC-280 também estão concluídas as obras de implantação de terceiras faixas entre União da Vitória e Marmeleiro. No total, foram construídos 12,39 quilômetros de novas faixas em um trecho de 130 km. São 19 novos segmentos entre o quilômetro zero (divisa do Paraná com Santa Catarina) e o km 5,9 (União da Vitória). Assim como, entre o km 130,3 (acesso a Palmas) e o km 254,9 (acesso a Marmeleiro). Cada faixa possui largura média de 3,5 metros e extensão que varia entre 480 e 900 metros.
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