22/08/2023
Cotidiano Região

Governador entrega obras em Turvo nesta quinta (6)

Durante a cerimônia de entrega das melhorias o governador destacou que ações como essa, de infraestrutura, realmente impactam na qualidade de vida da população paranaense

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Governador em Turvo (Foto: Reprodução/AEN)

Entrega de obras de pavimentação e recape asfáltico da Rodovia Municipal João Maria de Jesus, em Turvo, na Região Central do Paraná contaram com a presença do governador Ratinho Junior nesta quinta (6). De acordo com as informações, o investimento do Governo do Estado, por parte da Secretaria de Infraestrutura e Logística, chegou a R$ R$ 4.580.048,20, com contrapartida municipal.

Ainda com base nos dados, o valor final representa uma economia de 20% no processo de licitação em relação ao preço inicial estipulado, de R$ 5.749.953,58. Desse modo, a obra de 8,4 quilômetros de extensão e área total de 58,8 mil metros quadrados vai mudar a realidade local, especialmente dos moradores do Distrito Faxinal da Boa Vista.

Isso porque, ela é parte do trajeto de 22 quilômetros que liga a comunidade à sede do município, chamado apenas de “cidade” pelos moradores mais antigos. Assim, a estimativa é que cerca de 3 mil pessoas residam no Faxinal.

Durante a cerimônia de entrega das melhorias o governador destacou que ações como essa, de infraestrutura, que realmente impactam na qualidade de vida da população paranaense. “O trajeto ficará mais fácil e rápido. E, claro, com muito mais segurança para os motoristas e também para os pedestres que precisam passar por ali diariamente. Essa Região Central do Estado ficou muito tempo esquecida, não recebia investimentos em infraestrutura. Então, nós resolvemos mudar essa realidade”.

Turvo está contemplado também no projeto eixos estruturantes, com importantes intervenções em duas rodovias, uma que o liga a Pitanga e outra a Guarapuava.

MODERNIZAÇÃO

Desse modo, a modernização da rodovia tem também um forte impacto econômico para a Região, ajudando no desenvolvimento de Turvo. Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex explicou que a melhoria da trafegabilidade vai facilitar o escoamento da produção da indústria de papel cartão instalada no Faxinal. Principal polo de emprego do distrito.

“Então, a infraestrutura a serviço dos paranaenses. Investimento capaz de transformar uma região, como estamos vendo aqui em Turvo. Aliás, sem contar a segurança. Uma obra que não tem preço por permitir salvar vidas”.

Além disso, a rodovia é a principal via de Turvo, contou o prefeito Jerônimo do Rosário. Serve para escoar a produção agrícola e industrial, além de ser o eixo de todas as comunidades rurais até o lado urbano do município.

Assim, por ela, destacou o prefeito, trafegam cerca de sete mil pessoas diariamente. “A estrada estava bastante deteriorada. Esse convênio com o Estado era um desejo muito grande de todos no município. A reforma terá um impacto importante na economia de Turvo, sem contar a segurança para quem trafega”.

EIXO ESTRUTURANTE

Conforme o secretário Sandro Alex, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) começou a elaborar cinco projetos executivos de engenharia de restauração e ampliação da capacidade de 262,66 quilômetros de rodovias. Com isso, ligando a Região Centro-Sul ao Centro-Oeste e ao Norte do Paraná.

Dessa maneira, a iniciativa conhecida como a remodelação do “eixo estruturante” de rodovias está incluída no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). Contempla ações em Pitanga, Campo Mourão, Iretama, Luiziana, Faxinal, Mato Rico, Cruzmaltina, Borrazópolis, Lidianópolis, Mauá da Serra, Manoel Ribas, Turvo e Guarapuava. “O momento é especial. São obras em toda a região. Portanto, o objetivo do governador é fazer desse eixo central um polo de desenvolvimento”, afirmou Sandro Alex.

Assim, todos os projetos devem apresentar os serviços necessários para a restauração do pavimento existente e a implantação de soluções para ampliar a capacidade de tráfego das rodovias contempladas, que incluem faixas adicionais, acostamentos, acessos e outros.

Além disso, as interseções em nível existentes deverão ser remodeladas para aumentar a segurança, preferencialmente adotando rótulas fechadas alongadas. Todas as pontes serão vistoriadas e analisadas e, caso seja necessário, deverão ser propostos reforços ou readequações.

NOVAS OBRAS

O projeto eixos estruturantes contempla duas importantes intervenções na Região de Turvo. Já contratado por R$ 2,6 milhões o projeto de restauração e ampliação da capacidade da PRC-466 entre Pitanga e Turvo. Em uma extensão de 45,50 quilômetros.

Está também em andamento o projeto de duplicação e restauração da PRC-466 entre Turvo e Guarapuava. Por fim, em uma extensão de 38,30 quilômetros e investimento de R$ 2,1 milhões.

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Cristina Esteche

Jornalista

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