22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Paraná Saúde

Governador garante vacina para acima de 18 anos e divulga calendário

Guarapuava está como 3ª no ranking das cidades que mais vacinaram no Paraná em relação às doses de vacinas já enviadas

vacina

Governador acelera a aplicação de vacinas no Paraná (Foto: AEN)

Duas boas notícias marcam este início de semana quando o assunto trata da vacinação contra a covid-19. Assim sendo, a primeira delas é que nesta quarta (16), o Governo do Estado divulgou o calendário de vacinação para população geral acima de 18 anos. Conforme o levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, 3.804.025 paranaenses deste grupo devem tomar pelo menos a primeira dose do imunizante até 30 de setembro.

Assim, essa expectativa leva em consideração a manutenção do cronograma do governo federal. Ao todo, 8.736.014 paranaenses devem receber o imunizante. A segunda é que Guarapuava é a terceira no ranking das cidades que mais estão vacinando no Paraná. Conforme os dados da campanha ‘Guarapuava Imunizada’ já são 32,14% dos guarapuavanos vacinados. Isso representa 63.552 pessoas com a primeira dose, segundo a Saúde. Somente nessa terça (15), 2.252 pessoas receberam a vacina.

Fila a vacinação em Guarapuava na manhã desta quarta (16). (Foto: Sabrina Ferrari/RSN)

Assim sendo, levando em consideração os dados populacionais, Guarapuava perde apenas para Maringá e Curitiba. E, encontra-se à frente de Londrina, Cascavel e Ponta Grossa. De acordo com o prefeito Celso Góes (CDN), a administração municipal não poupa esforços para conseguir mais doses.

Queremos que as vacinas cheguem logo para todos os guarapuavanos. São mais de 61 mil cidadãos que receberam a primeira dose de esperança por meio da vacina.

Já o governador disse que o Paraná vai vacinar toda a população com pelo menos uma dose até o final de setembro.

O compromisso do Estado com o apoio dos municípios é acelerar a vacinação e fazer com que a vacina chegue até o maior número de pessoas, no menor tempo possível.

Imagem: AEN

Conforme o calendário do Paraná, a vacinação deve ocorrer em ordem decrescente, sucessiva e concomitante com a imunização dos grupos prioritários. Assim, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto orienta que os municípios devem definir estratégias próprias, ou seja, caso haja a disponibilidade de doses, pode expandir a imunização para outras categorias. “Cada cidade deve atuar de acordo com a sua realidade. Se o município tem dose disponível e já finalizou os grupos prioritários em andamento, ele pode expandir a imunização para mais pessoas”.

AS DATAS

4 de junho a 18 de julho – 59 a 40 anos (fase já iniciada);
19 de julho a 22 de agosto – 39 a 30 anos;
23 de agosto a 19 de setembro – 29 a 20 anos;
20 a 30 de setembro – 19 e 18 anos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo