Guarapuava está entre os 27 municípios paranaenses com capacidade de financiamento liberado pelo Governo do Estado. O anúncio feito pelo governador Ratinho Junior libera um total de R$ 500 milhões. Conforme o programa, o dinheiro destina-se aos municípios que possuem acima de 80 mil habitantes. O recurso será viabilizado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).
A instituição captou fundos nacionais e internacionais, em parceria com o programa Paraná Pró-Cidades, da Secretaria das Cidades (Secid). De acordo com o programa, o valor destina-se a ações voltadas à energia renovável, água e saneamento, saúde. Além de mobilidade urbana, infraestrutura social e urbana, agricultura sustentável. Assim como cidades sustentáveis, eficiência energética, educação, gestão de resíduos sólido. E ainda, inovação, turismo, patrimônio cultural, inclusão financeira e mercado de trabalho.
Além disso, também podem ser apoiados projetos de desenvolvimento urbano e rural, infraestrutura portuária, mitigação dos efeitos da mudança climática e estudos de viabilidade e projetos executivos. Conforme o governador, a proposta do programa é estruturar cidades de médio e grande porte do Paraná. Isso inclui o Interior quanto a Região Metropolitana de Curitiba. “Estamos ofertando mais uma alternativa de financiamento a longo prazo, para melhorar e organizar nossas cidades”.
FINANCIAMENTO
As linhas de crédito variam de seis a 25 anos de prazo, conforme o tipo de financiamento. Projetos ligados à sustentabilidade, desenvolvimento urbano e energia renovável apresentam as melhores condições. O programa, de acordo com o governador, atenderá as cidades de Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé.
Além dessas, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Londrina, Guarapuava. Assim como, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, São José dos Pinhais. E ainda, Sarandi, Toledo, Umuarama, Francisco Beltrão e Pato Branco.
Leia outras notícias no Portal RSN.