22/08/2023
Economia Guarapuava Paraná Política

Governo valoriza potencial turístico do PR

Nove leis estaduais vão incentivar o turismo potencializando as atrações em oito municípios

Cachoeira Chicão II

No último dia 14 de fevereiro, Guarapuava e Prudentópolis passaram a integrar a 1ª campanha de turismo do governo do Estado. Entre as 14 cidades indicadas no Estado, as duas ganharam destaque na campanha de promoção do turismo com foco no feriado do Carnaval.

GUARAPUAVA – CAPITAL PARANAENSE DA CEVADA E DO MALTE

Com 200 anos de história e mais de 180 mil habitantes, a cidade de Guarapuava tem uma forte vocação para eventos de negócios, decorrentes de sua forte industrialização e desenvolvimento em diversos setores da economia paranaense, com destaque para a produção de cervejas.

(Foto: Reprodução/viajeparana)

Além do turismo de negócios, Guarapuava também é um lugar perfeito para quem quer conhecer mais sobre a colonização paranaense e desfrutar de belezas naturais. A cidade conta com belíssimos casarões antigos, igrejas, museu, parques, praças e muita área verde. Tudo isso faz de Guarapuava um excelente lugar para se conhecer, investir e viver.

PRUDENTÓPOLIS – TERRA DAS CACHOEIRAS GIGANTES

Situada na região Centro-Sul do Estado, Prudentópolis é abençoada pela natureza. Berço do Rio Ivaí, a cidade possui vários canyons e quedas d’água. São mais de 100 cachoeiras catalogadas e cada uma delas tem suas belezas e peculiaridades.

(Imagem: Reprodução/viajeparana)

Além das cachoeiras gigantes, a cidade, colonizada por imigrantes ucranianos, tem ruas calmas e locais aconchegantes, além das dezenas de igrejas católicas, com sua bela arquitetura, que encanta os turistas que as visitam.

Na página www.viajeparana.com, é possível conhecer as opções de turismo em várias cidades no Paraná. E essa tem sido uma das bandeiras do governo atual: incentivar o turismo regional com o conceito ‘Conheça, Sinta, Surpreenda-se’.

Na última sexta (29), Ratinho Júnior afirmou que o anúncio da instalação de um hotel em Foz do Iguaçu pela rede internacional Hard Rock reforça o potencial turístico do Paraná.

Também nessa semana, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior deu um passo importante para promover o turismo no Estado. Sancionou nove leis estaduais que vão incentivar o turismo no Paraná, dessa vez potencializando as atrações nos municípios de Arapoti, Astorga, Capanema, Faxinal, Guaratuba, Paula Freitas, Piên e Ribeirão do Pinhal.

A Feira do Melado e a Festa do Carneiro foram incluídas no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Paraná e transformam Capanema em referência no Sudoeste do Estado.

(Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

A Feira do Melado reúne cerca de 90 mil pessoas, a cada dois anos, e ajudou a engordar o roteiro turístico Doce Iguaçu, nos arredores do Parque do Iguaçu. O município é o maior produtor de cana-de-açúcar da região. Já a Festa do Carneiro, entre março e abril, reúne competidores que disputam o prêmio de melhor carneiro assado do Paraná.

Com essas adições, a cidade que faz fronteira com a Argentina e o Rio Iguaçu se transforma em um polo gastronômico do Paraná, além da tradição já reconhecida do ecoturismo pelas ilhas, trilhas e cachoeiras que compõem o ecossistema local.

Em janeiro deste ano a cidade conseguiu a autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para explorar as atrações turísticas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, depois de 20 anos de negociações, e já conta com passeios de barco, caiaque e rafting.

SUL

As regiões Sul e Sudeste do Paraná também passam a contar com novas atrações no Calendário Oficial de Eventos Turísticos do Estado: a Festa da Melancia, em Paula Freitas, e o Encontro de Trilheiros Tombo na Lama, em Piên.

Encontro de Trilheiros Tombo na Lama, em Piên. (Foto:https://www.facebook.com/TomboNaLama)

A festa da fruta se aproxima da 30ª edição, e tem entre as principais atrações no mês de fevereiro, os concursos de maior melancia e maior comedor de melancias. Paula Freitas conta com quase 300 hectares de melancias plantadas e produz cerca de 7,2 mil toneladas por ano. Já o encontro de trilheiros reúne cerca de três mil pessoas e parte do Centro de Piên por um circuito de cerca de 60 quilômetros mata adentro.

NORTE

Arapoti, Astorga, Faxinal e Ribeirão do Pinhal, cidades localizadas mais ao Norte do Paraná, também foram contempladas com novos eventos oficiais.

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado em Astorga, agora consta no Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado do Paraná. A paróquia é de 1948. Em 1953 os padres capuchinhos se instalaram na região e pouco depois, em 1962, foi inaugurada a nova igreja. O Santuário recebe os fiéis que não conseguem ir ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, e se tornou ponto de peregrinação e excursão no Paraná.

Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Astorga. (Foto:santuarioastorga.com.br)

Em Arapoti foi instituída a Rota do Mel, criada para incentivar a produção, desenvolver o turismo e a geração de renda. A cidade conta com mais de 30 mil colmeias capazes de produzir mil toneladas de mel por ano. A rota também incentiva o desenvolvimento da Cooperativa Arapomel, criada em meados de 2018 para auxiliar 120 famílias da região.

CACHOEIRAS

Outra lei institui a Rota das Cachoeiras de Faxinal, que engloba quatro cachoeiras (a mais alta com 62 metros), um salto de 125 metros, um véu de noiva e um cânion com florestas nativas e trilhas ecológicas. A cidade tem 108 cachoeiras com mais de cinco metros de altura. Por ali passam entre 180 mil e 200 mil turistas a cada ano.

Cachoeira Chicão II, em Faxinal. (Foto: Prefeitura de Faxinal)

O cânion de 10 quilômetros deve ser transformado em Área de Preservação Ambiental (APA), o que permite o tombamento pelo município para que o espaço desenvolva ainda mais o seu potencial turístico, dentro dos parâmetros legais de cuidado com a natureza.

Por fim, a Festa Folia de Reis, em Ribeirão do Pinhal, passou a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos Turísticos. A festa já completou 80 anos e reúne a cultura portuguesa oriunda de Minas Gerais. A peregrinação começa em 27 de dezembro e se encerra no dia 6 de janeiro, depois dos foliões percorrerem a cidade com bandeiras para pedir as bênçãos aos Santos Reis.

Festa Folia de Reis, em Ribeirão do Pinhal. (Foto: Prefeitura de Ribeirão do Pinhal)

LITORAL

Guaratuba, no Litoral do Estado, ganhou a Rota Turística Caminho Coroados. A rota é composta por trilhas, manguezais e passeios de barco. A praia ainda é pouco explorada pelo turismo e costuma receber apenas um número moderado de visitantes ao longo do ano.

O intuito da nova lei é potencializar os pontos turísticos e a infraestrutura da região para atrair mais pessoas para Coroados.

(Foto: Arnaldo Alves/ANPr)

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.