22/08/2023
Cotidiano Paraná Região

Governador vistoria pavimentação da PR-239 que liga Pitanga e Mato Rico

A previsão de entrega da obra é dezembro de 2022. Ratinho Jr disse que rodovia será moderna e vai auxiliar escoamento de produtos da Região

PRC239 Pitanga

A previsão de entrega da obra na PR-239 é dezembro de 2022. Ratinho Jr disse que rodovia será moderna e vai auxiliar escoamento de produtos da Região (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou nessa (6) as obras da PRC-239, entre Pitanga e Mato Rico. Nessa quinta também, Ratinho Junior entregou obras de pavimentação e recape asfáltico da rodovia Municipal João Maria de Jesus, em Turvo. Conforme a Agência Estadual de Notícias, o Governo do Paraná está investindo quase R$ 90 milhões na implantação de 43 quilômetros de asfalto.

O trecho de 43,15 quilômetros da PRC-239 tem recursos financiados por parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A previsão de entrega da obra é dezembro de 2022. Estão executados cerca de 10% das obras. De acordo com a Agência, iniciadas em setembro de 2018, as obras paralisaram em 2019 devido uma disputa judicial entre as empresas participantes da licitação.

Assim, a retomada da pavimentação ocorreu após a assinatura da nova ordem de serviço, em 1° de março de 2021. O contrato é executado pelo consórcio Compasa/Gaissler/Via Venetto, com gestão por parte do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR). O governador disse que a rodovia será moderna e vai auxiliar na logística de escoamento de produtos da região, fortalecendo o desenvolvimento dos municípios beneficiados.

“A vocação do agronegócio é o que move a economia do Paraná, que é conhecido como um dos maiores produtores de alimentos por metro quadrado no mundo. Para isso, precisamos de infraestrutura e logística para que, aquilo que é produzido na chácara, no sítio e na fazenda possa rapidamente chegar à China, Europa ou Japão”

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

De acordo com o prefeito de Pitanga, Maicol Callegari Barbosa, há mais de 30 anos se aguardava esse investimento. “Essa pavimentação vai atender uma das Regiões mais humildes do nosso município, o distrito de Barra Bonita, e vai ligar Pitanga até Mato Rico, criando uma proximidade com essa população e levando saúde, educação e desenvolvimento”.

A intervenção avança nos primeiros 10 quilômetros da rodovia, na saída de Pitanga, que está na fase de acabamento para receber a pavimentação. Além disso, são mais de 135 funcionários trabalhando nesta etapa. Na sequência, a frente de obras avança para desmatamento, limpeza e drenagem do quilômetro 10 ao quilômetro 20.

Conforme a Agência, atualmente são necessárias duas horas em dia de tempo seco para atravessar o trecho. Em dias de chuva, diversos pontos da estrada ficam intransitáveis. Assim, a pavimentação beneficiará diretamente a população de Pitanga de 30 mil habitantes. Além disso, de Mato Rico com 3,2 mil habitantes. O município ainda não tem conexão asfáltica com nenhum outro.

PR-239

O trecho entre Pitanga e Mato Rico terá pista simples, de largura de 3,5 metros, com acostamentos de 1,5 metro. A estrada também vai conter um trecho de 14,84 quilômetros com terceiras faixas, divididos em oito segmentos ao longo da sua extensão. De acordo com as informações, o material escolhido é o pavimento flexível convencional. As obras incluem os serviços de terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização horizontal e vertical, paisagismo, melhorias ambientais e desapropriação.

Conforme a Agência, também estão previstas duas interseções em nível. Uma delas coincide com o primeiro de cinco pontos variantes com relação ao traçado atual da estrada, e se trata do início da rodovia, na saída de Pitanga. O trecho é adiantado em 450 metros para integrar a PR-239 ao trevo que liga as estradas PRC-466 e PR-460, no sentido a Guarapuava. Assim, a segunda interseção permite o acesso à Pitanga apor meio da estrada existente ao final da primeira variante, aumentando a segurança na entrada do município.

Por fim, os outros quatro pontos de variantes previstos no projeto executivo buscam diminuir as curvas existentes a partir do km 10. Assim sendo, haverá intervenções nos seguintes trechos: km 6,8 ao km 8; km 20,1 ao km 22; km 23 ao km 24 e km 35,2 ao km 36,8.

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Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

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