22/08/2023



Brasil Saúde

Governo anuncia fim da emergência sanitária por covid-19 no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, fim da emergência sanitária se tornou possível por causa da melhora do cenário epidemiológico

01queiroga

De acordo com o Ministério da Saúde, fim da emergência sanitária se tornou possível por causa da melhora do cenário epidemiológico (Foto: Reprodução/TV Brasil)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou em pronunciamento de rádio e TV, na noite desse domingo (17), o fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia. De acordo com o ministro, o anúncio foi possível por causa da melhora do cenário epidemiológico. Além disso, Queiroga lembrou a ampla cobertura vacinal e a capacidade de assistência do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda conforme o ministro, nos próximos dias será editado um ato normativo sobre a decisão. Queiroga afirmou que a medida não significa o fim da covid-19. “Continuaremos convivendo com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal”.

VACINAÇÃO

No pronunciamento, o ministro falou que o país promoveu a maior campanha de vacinação da história, com a distribuição de mais de 476 milhões de doses de vacina. Além disso, ressaltou que mais de 73% dos brasileiros já completaram o esquema vacinal contra a covid-19 e 71 milhões receberam a dose de reforço.

Por fim, o Brasil identificou a primeira contaminação pelo novo coronavírus no fim de fevereiro de 2020, enquanto a Europa já registrava centenas de casos de covid-19. No dia 3 de fevereiro de 2020 o ministério declarou a covid-19 como uma emergência de saúde pública de importância nacional. Contudo, a declaração de transmissão comunitária no país veio em março, mês em que também houve o registro da primeira morte pela doença no país.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo