22/08/2023



Geral

Governo capacita 2.700 conselheiros escolares do Paraná

A Secretaria Estadual da Educação encerrou o Curso para Conselheiros Escolares nessa segunda feira (24), no Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, em Curitiba. O evento contou com cerca de 40 pessoas que participaram das duas últimas turmas do curso na regional de educação de Curitiba. Em todo Paraná, o curso contou com mais de 2.700 inscritos.

O conselho escolar, órgão máximo de tomada de decisões de uma escola, é formado por representantes de todos os segmentos que compõem a comunidade escolar – alunos, professores, familiares, funcionários, pedagogos, diretores e comunidade.

O curso fortaleceu o papel do conselho escolar nas instituições de ensino. “A formação ajuda os integrantes dos conselhos escolares a discutir questões do cotidiano da escola”, comentou a coordenadora de Apoio à Gestão Escolar, Juara Ferreira.

Além de fortalecer as ações dos conselheiros, os encontros também serviram troca de experiências entre os participantes. “Foi muito esclarecedor a respeito da função do conselho escolar, sobre legislação, planejamento, para pensarmos estratégias que vão contribuir nas tomadas de decisões da escola”, disse Valeria Wischral, pedagoga do Colégio Estadual Paulina Pacífico Borsari, em Curitiba.

O curso foi uma iniciativa do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, do Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e municípios do Paraná. As primeiras turmas iniciaram os trabalhos em junho deste ano. O curso foi organizado de forma semipresencial e teve duração de dois meses para cada turma e participaram representantes dos conselheiros escolares de escolas da rede estadual e municipais de ensino.

Para informações sobre o papel do conselho escolar, entre outros documentos, a Secretaria da Educação disponibiliza o link:

www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=279

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo