A entrega de 14 ambulâncias do Governo que vão compor a frota do Samu Regional dá início à regionalização da saúde. Além dessa proposta defendida pelo governador Ratinho Junior, a regionalização do Samu preenche um vazio sanitário. É que até então, a área da 5ª Regional de Saúde estava desprovida desse atendimento ampliado.
Entretanto, nesta quarta (9), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto entrega 14 ambulâncias. Esse ato representa 100% da cobertura do Samu no Paraná. De acordo com o coordenador do Samu Regional, Rodrigo Lago, o processo que se ‘arrasta’ desde 2012, chega a um ‘final feliz’. Gerido pelo novo Consórcio de Saúde CIS Regional, com a expansão o Samu ganhará mais equipes.
“Hoje em Guarapuava temos três equipes. Dessas, duas são as chamadas ‘Bravo’ e ‘Alfa’”. Conforme Lago, a equipe ‘Bravo’ conta com um motorista socorrista e um(a) técnico(a) em enfermagem. Enquanto a ‘Alfa’ é uma UTI Móvel com médico, socorrista e um(a) enfermeiro(a).
MAIS EQUIPES
Todavia, com a regionalização esses números aumentam. Assim sendo, serão 11 equipes ‘Bravo’ sediadas em Pitanga, Laranjeiras do Sul E Rio Bonito do Iguaçu. Além de Palmital, Candói, Nova Laranjeiras, Prudentópolis e mais uma equipe em Guarapuava.
Já as equipes ‘Alfa’ ficarão em Prudentópolis, Pitanga, Laranjeiras do Sul e duas em Guarapuava. “Essa distribuição foi muito estudada para atender um universo de 460 mil pessoas”. Será uma integração com custeio dividido entre União, Estado e municípios.
De acordo com Lago, o edital para a contratação de profissionais (PPS) está sendo finalizado. Até que o edital seja aberto e haja a contratação, as equipes contam o apoio de servidores municipais.
Conforme disse Lago ao Portal RSN, em Guarapuava a base central funcionará junto à secretaria Municipal de Saúde, no bairro Trianon. “Mais tarde Teremos mais uma base descentralizada. Será na BR-277, inclusive com base aérea”.
Leia outras notícias no Portal RSN.