22/08/2023



Paraná Região Saúde

Governo desencadeia mutirão de combate à dengue nesta quarta no PR

Conforme boletim divulgado nesta terça (17) pela 5ª Regional de Saúde, apenas um caso de dengue foi notificado em Guarapuava. Mas já foi descartado

mosquito-da-dengue-1-1024x683

Governo desencadeia mutirão de combate à dengue nesta quarta (18) no PR (Foto: Arquivo/RSN)

O governo do Paraná desencadeia nesta quarta (18), um mutirão de combate à dengue em todo o Estado. Em Guarapuava, conforme a 5ª Regional de Saúde, existe apenas um caso notificado da doença e já foi descartado. Conforme boletim divulgado nesta terça (17), não há casos da doença nos outros municípios que pertencem a área de cobertura da Regional.

Organizado pelo governo, o mutirão envolve órgãos estaduais e sociedade civil para fortalecer iniciativas para controlar a doença nos municípios paranaenses. Em especial, naqueles já classificados como em situação de epidemia.

O momento é preocupante porque, de acordo com o mais recente boletim semanal epidemiológico divulgado nesta terça (17) pela Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná registra 3.293 casos confirmados. Em uma semana foram 662 casos a mais, com incremento de 25,16% em relação ao boletim anterior.

Conforme Ratinho Júnior, a intenção é mobilizar todo o Paraná em uma grande campanha de orientação e prevenção. Além disso, promover atividades como palestras informativas e ações de campo em busca de criadouros do mosquito Aedes aegypti, nas mais diferentes Regiões do Estado.

O mutirão foi tema da reunião do Governador com o secretariado, nesta terça (17), no Palácio Iguaçu (Foto: Jaelson Lucas/AEN)

Faremos um grande trabalho de enfrentamento, com todos mobilizados para conter a dengue. A população precisa ser alertada, informada, para que tenhamos o menor número possível da doença aqui no Paraná.

O chefe da Casa Civil e um dos idealizadores do mutirão, Guto Silva, lembrou que a campanha da dengue neste ano é diferente. “O mosquito está mais resistente, então se trata de uma dengue diferente. O Estado está fazendo sua parte. É o Paraná na luta contra a dengue”, completou Silva.

INTERVENÇÕES

O Governo do Estado mobilizou toda a sua estrutura para ações integradas nesta quarta. Haverá varreduras em busca de focos do mosquito Aedes aegypti; apontamento de situações de risco, distribuição de materiais explicativos, além de mutirões de limpeza.

Assim, a força-tarefa contará também com a colaboração de diversos setores da sociedade civil organizada. Entre elas, instituições religiosas, entidades representativas dos setores produtivos, Associação dos Municípios do Paraná (AM).

Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba aparecem como áreas de baixo risco para a dengue. Mas atenção deve ser constante (Mapa: Secretaria Estadual de Saúde)

Os municípios de Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba aparecem como áreas de baixo risco para a dengue. Mas atenção deve ser constante. Hoje, 266 municípios apresentam notificações para a dengue que passam de 16.596 no Paraná. Os municípios com maior número de casos confirmados são: Santa Isabel do Ivaí, com 205 casos; Inajá, com 71 e, Nova Cantu, com 56.

O boletim da semana anterior apontava 10 municípios em epidemia. Mas agora são 11, já que Paranacity entrou para esta relação. Os outros municípios são: Nova Cantu, Quinta do Sol, Inajá e Santa Isabel do Ivaí. E ainda: Ângulo, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Uniflor e Florestópolis.

Pro fim, em situação de alerta, eram 13 municípios. O boletim desta terça traz 16. São Miguel do Iguaçu, Guairacá e Jacarezinho entraram para a lista nesta semana. Além destes, ainda estão em situação de alerta: Jesuítas, Lindoeste, Juranda, Douradina, Cianorte e Indianópolis.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo