* Por Rogério Thomas, com assessoria
O Governo do Paraná está retomando a discussão sobre a implantação de um gasoduto entre Guarapuava e Curitiba. Nessa quinta feira (28), o governador Beto Richa recebeu, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, os prefeitos de União da Vitória, Ivo Ilkiv, e de São Mateus do Sul, Clovis Ledur, empresários e deputados do Sul do Estado para discutir formas de impulsionar o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região. Durante o encontro, a Companhia Paranaense de Gás (Compagas) apresentou um projeto que prevê o investimento de R$ 475 milhões para construção de 351 quilômetros de redes de distribuição de gás de Curitiba até Guarapuava, passando pelos dois municípios.
A intenção é que a oferta do combustível seja um atrativo para novos investimentos privados para a região, que tem um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Paraná. “Esse é um elemento atrativo para que mais empresas invistam nessa importante região do Estado. Vamos agora ampliar os estudos para avaliar a viabilidade dessa obra que impulsionará o desenvolvimento econômico e social dos municípios da região Sul”, disse o governador.
Atualmente, cerca de 130 indústrias e 350 estabelecimentos comerciais utilizam o gás natural fornecido pela Compagas. O Paraná conta com 610 quilômetros de rede de distribuição e atende a 13 municípios.