O Governo do Estado, está prevendo vacinar 80% da população em geral, acima de 18 anos, contra a covid-19 até o dia 31 de agosto. Dessa forma, a nova estratégia estabelecida pela Secretaria de Saúde, na distribuição das doses vai superar essa diferença com relação aos grupos prioritários já nos próximos envios. Assim, incluem as 439,3 mil vacinas recebidas nesta quinta (24).
Em resumo, a nova estratégia trata-se de desequilibrar a distribuição para reequilibrar a imunização nas faixas etárias. Esse reequilíbrio levará em consideração as previsões de novas doses e o que já foi aplicado.
As cidades que ainda não conseguiram baixar a faixa etária, de acordo com Beto Preto, secretário da saúde, poderão fazer de uma forma mais rápida. Alcançando aquelas que já conseguiram vencer as previsões do calendário de imunização.
É um momento histórico, porque após o término dos grupos prioritários, colocaremos de forma proporcional e isonômica, a distribuição das vacinas para a população de 18 a 59 anos. Fazendo com que a população em geral receba ao menos a primeira dose de forma mais rápida e efetiva.
Entretanto, apesar da nova estratégia, o calendário de vacinação anunciado na semana passada pelo Governo do Estado para a aplicação da primeira dose na população acima de 18 anos até o dia 30 de setembro está mantido.
Leia outras notícias em Portal RSN.