22/08/2023
Paraná Segurança

Governo do Estado cria departamento para cuidar das unidades prisionais

De acordo com a Sesp, o departamento da Polícia Penal vai substituir o Depen e liberar policiais que exercem funções em presídios

paraná deppen

Departamento de Polícia Penal

Órgão substitui o Depen e fica responsável pelas questões relativas aos presos no Paraná (Foto: Divulgação/Sesp)

O Governo do Paraná transformou o Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) em Departamento de Polícia Penal (Deppen), responsável pelas questões relativas aos presos do Estado. De acordo com a Agência Estadual de Notícias, o novo departamento deve lidar com a gestão, controle e segurança das unidades penais.

Conforme informações, a Secretaria de Segurança Pública pretende fazer um concurso para contratar novos servidores. Contudo, ainda não há previsão de quando vai ocorrer. Além disso, os atuais agentes penitenciários serão agora policiais penais, mas com a mesma função.

POLÍCIA PENAL

A iniciativa atende à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 1/2021, promulgada pela Assembleia Legislativa nessa quarta (27). Agora, tudo o que for relativo à rotina nas penitenciárias, cadeias e presídios do Paraná ficará sob responsabilidade da Polícia Penal.

De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o programa vai permitir que os policiais militares e civis, que ainda exercem funções em presídios, sejam liberados. “Teremos mais policiais disponíveis para atender a população nas ruas”.

Por fim, o secretário de Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, afirmou que esse trabalho reflete na redução da criminalidade. Além disso, o Deppen valoriza os profissionais da força de segurança.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.