22/08/2023
Geral

Governo do Estado reforça o combate à violência infantil

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com a Polícia Militar, fará neste sábado (14), às 10h, uma blitz educativa contra a violência às crianças e aos adolescentes no Litoral. Os policiais entregarão cartilhas informativas e adesivos com canais de denúncia aos motoristas que passarem pelo Posto da Polícia Rodoviária Estadual de Alexandra, localizado na PR-508, que dá acesso às praias. 

Também no Litoral, o Tribunal de Justiça estará com uma equipe para dar suporte às ações das comarcas de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba. O objetivo é agilizar os procedimentos judiciais registrados na região. As mobilizações fazem parte de uma série de ações feitas no Estado para conscientizar a população sobre situações de violência e violação de direitos. A coordenadora de Proteção Social Especial da secretaria, Elenice Malzoni, ressalta a importância do trabalho durante o carnaval, período com aumento do consumo de bebidas alcoólicas e substâncias psicoativas e imprudência no trânsito. 

“São situações que deixam crianças e adolescentes vulneráveis à violência sexual, negligência, exploração do trabalho infantil e ao abandono, uso de álcool e drogas e tráfico de pessoas”, diz Elenice. 

Qualquer situação que caracterize violação de direitos, ocorrida em espaços públicos, como hotéis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, praças, parques, pode ser denunciada pelo Disque 181, do Governo do Estado. 

Os Conselhos Tutelares também farão plantão nos dias de carnaval para atender casos de violação de direitos. No Paraná há 417 conselhos instalados nos 399 municípios.

REGIONAIS

O Escritório Regional de Paranaguá da Seds, responsável pelos municipais do Litoral, também fará a Operação Carnaval, com distribuição de cartilhas e máscaras da campanha Não Desvie o Olhar.

A ação será desenvolvida em parceria com a Polícia Militar e as secretarias municipais de assistência social de Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Morretes, Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná, com a participação dos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O Escritório Regional de Foz do Iguaçu também intensificou as ações de prevenção em 14 municípios. Foram enviados banners, cartazes e folhetos a que alertam sobre a necessidade de se combater a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes. 

Em Goioerê, na região Centro-Oeste, haverá orientação e fiscalização dos estabelecimentos que farão eventos carnavalescos. Em Corumbataí do Sul, também no Centro-Oeste, serão distribuídos cartazes no comércio, além de orientação aos empresários.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.