O Governo do Paraná busca parceria com a Cidade dos Lagos, bairro planejado e com plataforma inteligente, construído em Guarapuava. Para isso, uma reunião entre o diretor geral da Secretaria da Justiça, Trabalho e Família (Sejuf), Adair Cabral participou de reunião com os empreendedores Odacir Antonelli e Vilso Dubena. O Portal RSN estava lá.
De acordo com o Cabral, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior, quer que o Paraná se transforme num estado inteligente. Para isso, busca parcerias. “A Cidade dos Lagos está nesse conceito e viemos oferecer nossos serviços”.
Conforme Cabral, durante o Fórum Internacional de Inovação ThinkinG, em Foz do Iguaçu, o governador lançou o Paraná Inteligência Artificial (PIÁ). É o primeiro programa de inteligência artificial do Brasil focado na prestação de serviços à população. Conforme Cabral, a plataforma e o aplicativo reúnem mais de 380 serviços do Governo em um só lugar.
Assim sendo, funcionam como canais de diálogo com o cidadão para atender suas demandas e reclamações.
O governador que o Paraná se torne o Estado mais inovador do Brasil
De acordo com Cabral, o PIÁ congrega, ainda, informações de documentos emitidos pelo Governo Federal e pelos municípios. Também funciona com comando de voz. Além disso, a partir das interações, passará a responder os apontamentos dos cidadãos, inclusive com abertura para reclamações.
NA HORA CERTA
Para Vilso Dubena, um dos empreendedores da Cidade dos Lagos, ao lado do também empresário Odacir Antonelli, a proposta do Governo do Estado veio na “hora certa”. De acordo com Dubena, a Cidade dos Lagos vive um momento de expansão. “Estamos gerando cerca de 1,5 mil empregos diretos e daqui a três anos vamos chegar a três mil”. Conforme o empresário, há também a geração de mil empregos indiretos.
Para isso, a geração de empregos está distribuída, principalmente, na construção civil. “Estão nas obras do Hospital Oncológico, do prédio corporativo, Centro de Inovação Tecnológica, Hotel Ibis, Centro Oftalmológico, Centro de Imagens, prédio, ampliação do shopping, Centro de Eventos, entre outras obras”.
Além do cadastro da mão de obra, o Governo do Paraná também oferta cursos de qualificação profissional.