22/08/2023
Agronegócio Paraná

Governo do Paraná libera mais de R$ 400 mil para pequenos produtores rurais

Verba será repassada para 271 famílias de pequenos produtores rurais, para melhorar as atividades agrícolas

Rota do Vinho - Coônia Murici.Gilson Abreu/ANPr

271 famílias de pequenos produtores receberam ajuda (Foto: Reprodução/ Governo do Paraná)

Para incentivar a melhoria das atividades agrícolas e a geração de renda para 271 famílias do campo, o Programa Nossa Gente Paraná, da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho, liberou no mês de maio R$ 488 mil.

Essa iniciativa, chamada Renda Agricultor, conta com parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar-Emater (IDR-Paraná).

Com isso, esse recurso foi repassado para famílias de 49 municípios, e levou em conta os aspectos culturais. A população atendida inclui pescadores, população indígena, quilombola e faxinalense, que é um segmento que se caracteriza pelo uso socializado das terras.

Por meio da parceria com as prefeituras, os técnicos das secretarias envolvidas elaboram os projetos considerando as necessidades de cada família. Dentro do número total de participantes, as principais atividades feitas no programa têm como alvo produção avícola, horticultura, manejo de leite e criação de suínos.

O PROJETO

Os recursos para o financiamento da Renda Agricultor Familiar são repassados por meio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Por contrapartida do Estado e via Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

Os extensionistas elaboram, juntamente com as famílias atendidas, um projeto de estruturação da unidade produtiva familiar. Isso pode abranger atividades em saneamento básico, produção para autoconsumo e apoio a processos produtivos (geração de renda através de atividades agrícolas e não-agrícolas).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.