22/08/2023



Cotidiano Guarapuava

Governo do Paraná recebe viaturas para coibir violência contra a mulher

O Estado recebeu 50 viaturas e nove drones, pistolas, munições e outros equipamentos do Ministério da Justiça

DCIM100MEDIADJI_0556.JPG

O Estado recebeu 50  viaturas e nove drones, pistolas, munições e outros equipamentos do Ministério da Justiça (Foto: Alessandro Vieira/CC)

O Paraná recebeu do Ministério da Justiça e Segurança Pública 50 viaturas e uma série de armas, munições e equipamentos para reforçar o enfrentamento à violência contra a mulher. Além de equipar toda a área de segurança pública do Estado.

O ministro da Justiça, Flávio Dino entregou os veículos e equipamentos nessa sexta (14), ao governador Carlos Massa Ratinho Junior. A cerimônia ocorreu no Palácio Iguaçu como parte do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci II).

(Foto:Ari Dias/AEN)

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (Aen), o Paraná conta agora com 41 viaturas descaracterizadas para as forças de segurança do Estado. Elas serão distribuídas entre as polícias Militar, Civil, Penal e Científica, Corpo de Bombeiros, assim como para a própria Secretaria de Segurança Pública.

Além disso, nove viaturas vão reforar o atendimento da Patrulha Maria da Penha, destinadas à prevenção e combate à violência contra a mulher. O Paraná recebeu, ainda, nove drones, 65 pistolas nove milímetros, 76,9 mil munições, além de outros equipamentos.

O governador ressaltou a parceria com o Ministério da Justiça para reequipar a segurança do Estado. Conforme o governador, o Paraná está avançando na área, com redução de 38% nos feminicídios no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022.

A política da Secretaria da Segurança Pública, com o reforço do Ministério da Justiça, está ajudando o Paraná a ter mais eficiência nessa área, salvando a vida das mulheres paranaenses. Além disso, temos uma preocupação muito grande com a área de fronteira do Estado, que demanda investimentos e um trabalho conjunto com o ministério para coibir a criminalidade nesses locais.

O ministro Flávio Dino destacou o trabalho integrado do governo federal com os estados e prefeituras. Ele também mencionou o reforço nas parcerias referentes ao Fundo Nacional de Segurança Pública.

O Paraná tem recursos disponíveis e terá mais para os programas voltados à segurança na fronteira. Medimos a quantidade de recursos investidos à luz da eficiência dos gastos, e a eficiência do Paraná tem sido alta. Então, queremos ajudar o Paraná porque ele ajuda o Brasil.

ESTRUTURA

O Paraná está reforçando a estrutura de segurança pública para ampliar o atendimento a mulheres vítimas de violência. Por isso, a Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar, está sendo implantada em todos os batalhões do Estado. E até maio deste ano, 100% do efetivo da PM estará capacitado para prestar o atendimento especializado às vítimas de violência doméstica.

Isso inclui tanto o atendimento de emergência recebidos no 190, como também nas chamadas intervenções do tipo 2. Neste caso, os policiais vão até as residências das mulheres que registraram um boletim de ocorrência para monitorar e orientar a vítima e também para conversar com o agressor, uma vez que muitas vezes o casal continua morando na mesma casa.

Vale lembrar que o Estado conta, também, com 21 Delegacias da Mulher, destinadas a vítimas de violência. Elas ficam nas cidades de Arapongas, Apucarana, Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte e Cornélio Procópio. Bem como, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória.

Outra iniciativa é o Botão do Pânico, dispositivo de emergência para mulheres vítimas de violência doméstica. Conforme o Estado, o acionamento pode ser feito em qualquer um dos 399 municípios por meio do aplicativo 190 da Polícia Militar.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo