22/08/2023


Economia Paraná Política

Governo do Paraná vai isentar ICMS a lojas de produtos importados

Medida vale para lojas que tenham sede em cidades-gêmeas de municípios estrangeiros

Governadora despachando

A governadora Cida Borghetti anunciou que o Governo do Estado estendeu a regra de isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), concedida a estabelecimentos comerciais com regime aduaneiro de loja franca, os chamados “freeshop”, às lojas de produtos importados que tenham sede em cidades-gêmeas de municípios estrangeiros. A medida foi anunciada nesse sábado (9), em Guaíra.

A medida, que visa estimular a economia e o crescimento dessas regiões, beneficia Guaíra, que é cidade gêmea de Salto del Guairá, no Paraguai; Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira; Barracão e Santo Antônio do Sudoeste, fronteira com a Argentina.

A governadora disse que com o benefício são esperados novos investimentos nessas regiões de fronteira, atraindo um maior número de turistas e ampliando a geração de emprego e renda para a população desses municípios.

“Essa medida amplia os investimentos, movimenta o comércio e o turismo e faz a moeda girar para criar riquezas no nosso Estado”, disse a governadora. “É uma grande oportunidade para fomentar o comércio brasileiro e, principalmente, gerar empregos formais em Guaíra para que os nossos trabalhadores não precisem atravessar a ponte atrás de oportunidades’, acrescentou.

Com a medida, o Paraná se junta a Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, que já implantaram o mesmo benefício nas cidades fronteiriças de suas regiões. Para o prefeito da Guaíra, Heraldo Trento, essa decisão vai impactar no desenvolvimento da cidade como um todo. Segundo ele, isso atrairá mais investimentos e consequentemente trabalho, renda e desenvolvimento.

“Teremos a possibilidade de ter um comércio como no Paraguai, dentro da nossa cidade. Será um salto econômico como nunca visto antes”, afirmou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo