22/08/2023



Saúde

Governo Federal institui plano de expansão da radioterapia do SUS

imagem-38364

O compromisso de campanha assumido pelo deputado estadual Cesar Silvestri Filho (PPS) e pelo deputado federal licenciado e atual Secretário de Desenvolvimento Urbano, Cezar Silvestri, para que Guarapuava ofereça à população o serviço de radioterapia, dá mais um importante passo para se tornar realidade. Uma portaria publicada pelo Governo Federal nesta terça-feira (22) institui um plano de expansão da radioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa portaria é mais um importante passo para a viabilização da construção do Centro de Alta Complexidade em Oncologia em Guarapuava”, comenta Cesar Filho.

Segundo o chefe da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, Vinícius Traiano, uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite Estadual definiu quais municípios paranaenses tem preferência neste plano de expansão e Guarapuava foi eleito o município com prioridade para receber a ampliação dos serviços de radioterapia. “Entre outros cinco municípios, Guarapuava foi escolhida como sendo a prioridade máxima do Estado nos colocando à frente de importantes cidades como Maringá e Londrina”.

A portaria publicada pelo Governo Federal que garante a ampliação dos serviços de oncologia para Guarapuava vem de encontro com uma emenda federal anterior, de autoria de Cezar Silvestri, que já garantiu R$ 6 milhões para compra de equipamentos de radioterapia no Hospital São Vicente de Paulo. “Nosso objetivo é fazer com que Guarapuava seja um centro de referência na área da saúde para a região centro sul do Paraná. Todos os nossos esforços são recompensados quando podemos oferecer qualidade de vida para a população que hoje precisa de tratamento oncológico e tem que se deslocar para Cascavel ou Ponta Grossa”, explica Cezar Silvestri.

Hoje, o município de Guarapuava conta apenas com os serviços de oncologia oferecidos pelas Unidades de Assistência de Alta Complexidade (UNACON), que prestam serviços de oncologia, como quimioterapia, cirurgias e hematologia. Mas com um Centro de Assistência de Alta Complexidade (CACON), a população que precisa dos tratamentos oncológicos passa a contar com o tratamento de radioterapia. “Temos inúmeros pacientes que precisam se deslocar para receber esse tipo de tratamento. Com o Centro de Assistência de Alta Complexidade em Guarapuava vamos facilitar o atendimento desses pacientes garantindo a qualidade de vida para a população guarapuavana”, explica Vinícius Traiano, chefe da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava.

Assessoria de Imprensa Cesar Silvestri Filho

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo