Após o Copom anunciar elevação da Taxa Selic para 11,75% ao ano, nesta sexta (18) o Governo Federal liberou o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o 13° do INSS. Dessa forma, no caso do FGTS, qualquer pessoa que tiver conta vinculada ativa ou inativa, poderá sacar.
Já o INSS, terá direito à antecipação os segurados que durante o ano de 2022 tenham recebido auxílio por incapacidade temporária. Quem tem auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão também poderá recorrer ao benefício.
No entanto, conforme a medida provisória publicada no Diário da União, o valor para saque do FGTS é limitado até R$ 1mil. Não é necessário solicitar, o dinheiro estará disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador no Caixa Tem.
Por fim, no caso do INSS a gratificação não é paga a quem ganha benefícios assistenciais. Conforme o Governo Federal, o pagamento será feito em duas parcelas. A primeira do dia 25 de abril a 6 de maio. E a segunda de 25 de maio a 7 de junho.
Leia outras notícias no Portal RSN.