O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciam nesta segunda (20) a retomada do programa ‘Mais Médicos’, criado em 2013 para ampliar o número de profissionais de saúde em áreas de baixo desenvolvimento econômico e no interior do país. Até agora, pouco se sabe sobre a nova versão do programa. Contudo o governo anunciou que deve priorizar a contratação de médicos brasileiros.
O programa, criado pela então presidente Dilma Rousseff, naquela época ficou conhecido pela contratação de médicos cubanos e chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios. Além disso, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros.
Conforme o governo, o desmonte do programa, nos últimos anos, mostra o descaso que sofreu o SUS. No novo formato, a expectativa é que sejam anunciados incentivos de permanência dos profissionais nos municípios.
Por fim, a cerimônia será às 11h, no Palácio do Planalto. De acordo com o governo, a iniciativa vai ampliar o acesso ao atendimento médico no país, principalmente nas Regiões de extrema pobreza e vazios assistenciais.
(*Com informações da Agência Brasil)
Leia outras notícias no Portal RSN.