22/08/2023
Brasil Cotidiano Saúde

Governo federal relança hoje (20), o programa ‘Mais Médicos’

Programa lançado em 2013 ficou famoso pela vinda de médicos cubanos. Agora, governo federal quer priorizar contratação de médicos brasileiros

mais médicos

Programa lançado em 2013 ficou famoso pela vinda de médicos cubanos. Agora, governo federal quer priorizar contratação de médicos brasileiros (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciam nesta segunda (20) a retomada do programa ‘Mais Médicos’, criado em 2013 para ampliar o número de profissionais de saúde em áreas de baixo desenvolvimento econômico e no interior do país. Até agora, pouco se sabe sobre a nova versão do programa. Contudo o governo anunciou que deve priorizar a contratação de médicos brasileiros.

O programa, criado pela então presidente Dilma Rousseff, naquela época ficou conhecido pela contratação de médicos cubanos e chegou a ser responsável por 100% da atenção primária em 1.039 municípios. Além disso, contratou mais de 18 mil profissionais e beneficiou 63 milhões de brasileiros.

Conforme o governo, o desmonte do programa, nos últimos anos, mostra o descaso que sofreu o SUS. No novo formato, a expectativa é que sejam anunciados incentivos de permanência dos profissionais nos municípios.

Por fim, a cerimônia será às 11h, no Palácio do Planalto. De acordo com o governo, a iniciativa vai ampliar o acesso ao atendimento médico no país, principalmente nas Regiões de extrema pobreza e vazios assistenciais.

(*Com informações da Agência Brasil)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.