22/08/2023
Brasil Cotidiano

Governo lança nova carteira de identidade com número único

A nova Carteira Nacional de Identidade vai ter um número único, o do CPF, que vai valer para todo o território nacional

bolsonaro

Bolsonaro assinou o documento na tarde desta quarta (23) (Foto: Alan Santos)

O presidente Jair Bolsonaro assinou na tarde desta quarta (23) o documento que aprova o lançamento da Carteira Nacional de Identidade. Dessa forma o novo RG terá um número único, o do CPF, para todo o país. No entanto, de acordo com a Secretaria Geral da Presidência da República, o RG vigente no país continua sendo aceito por até 10 anos para a população de até 60 anos de idade e acima, por prazo indeterminado.

O Governo Federal informou que a validade do documento é nacional e os institutos de identificação têm até 6 de março para se adequarem a mudança. Sendo assim, a emissão permanece sob responsabilidade das Secretarias de Segurança Pública de cada estado.

NOVO RG

Conforme as informações, considera-se a nova carteira mais segura. Já que deve atender requisitos em conjunto com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. De acordo com o documento, o novo documento oferece a possibilidade de validação eletrônica da autenticidade por QR Code, inclusive off-line.

Com a medida, os cidadãos não precisarão mais memorizar o número de RG e do CPF, já que o CPF passa a ser o número único. Além disso, conforme o Governo Federal, a carteira também passará a ser documento de viagem, por conta da inclusão de um código que pode ser lido como o do passaporte.

De acordo com o governo, o documento “simplifica a vida do cidadão e visa coibir fraudes”. Atualmente, os brasileiros retiram a carteira de identidade com um número e, caso percam e solicitem em outro estado, têm acesso ao novo RG com um número diferente.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.