Da Redação
O Governo do Paraná reúne nesta terça-feira (15), em Curitiba, cerca de 100 profissionais de saúde dos hospitais de referência das regionais de Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá e Guarapuava para capacitação quanto ao protocolo de atendimento integral às pessoas em situação de violência sexual. De acordo com o Hospital São Vicente, uma equipe composta por quatro profissionais participam do encontro.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná será o primeiro Estado a organizar o atendimento integral e a coleta de vestígios a essas pessoas em hospitais de referência. A ideia é qualificar o atendimento, tornando-o mais ágil e humanizado, com a nomeação dos médicos destes hospitais como peritos. Este projeto é fruto da parceria entre as Secretarias de Estado da Saúde; da Segurança Pública e Administração Penitenciária, da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e do Trabalho e Desenvolvimento Social.
Na capacitação será lançado o Protocolo para Atendimento às Pessoas em Situação de Violência Sexual, que orienta os profissionais de saúde quanto aos procedimentos a ser realizados, como por exemplo a contracepção de emergência e prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis.
Com o projeto, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos e psicólogos envolvidos serão habilitados para trabalhar de maneira integrada no acolhimento, atendimento clínico, realização de exames, coleta de vestígios e todas as etapas do processo de atenção à pessoa que sofreu a violência.