A partir desta quarta (6) o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) atrasado de 2022 pode ser parcelado em até 12 vezes pelo cartão de crédito. O Governo do Estado disponibilizou a opção de pagamento por meio da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual.
Dessa forma, segundo a Fazenda, o contribuinte pode parcelar todo o valor pendente, se ainda não tiver quitado o boleto cheio. Ele ainda pode agrupar uma eventual parcela em atraso com as duas próximas, se optou por fazer o pagamento em cinco vezes.
No entanto a medida vale apenas para o calendário deste ano e possibilita agilizar a quitação do tributo. Para fazer o parcelamento basta verificar as empresas credenciadas pelo site da Secretaria da Fazenda e seguir as opções disponíveis.
Sendo assim, o parcelamento inicialmente poderá ser feito pela instituição financeira Asteroide Tecnologia e Pagamentos, que é a primeira credenciada pelo Estado. Demais empresas interessadas podem fazer o credenciamento pela página de Editais da Secretaria da Fazenda.
MODERNIZAÇÃO
Neste ano os contribuintes já puderam parcelar os pagamentos em até cinco vezes. Bem como fazer o pagamento da Guia de Recolhimento via Pix em qualquer banco. De acordo com a Receita Estadual o sistema de pagamento continuará o mesmo, de forma on-line. Sendo assim, os contribuintes não receberão o boleto em casa, nem qualquer outro tipo de correspondência.
Além disso, as guias continuam sendo emitidas pelo portal da Fazenda. A quitação do IPVA é um requisito obrigatório para emissão do certificado de licenciamento do veículo pelo Detran/PR. Por fim, neste mês vence o pagamento da quarta parcela do IPVA para quem solicitou o parcelamento em cinco vezes no começo do ano.
Leia outras notícias no Portal RSN.