22/08/2023


Geral

Governo realiza novas oficinas do Zoneamento Ecológico-Econômico

O Instituto de Terras Cartografia e Geociências retoma neste mês (dias 21,22,24, e25) as oficinas institucionais do Zoneamento Ecológico-Econômico do Paraná (ZEE-PR). O objetivo das novas oficinas é aprofundar as discussões sobre os resultados alcançados em relação às recomendações de preservação ambiental e de usos econômicos em todo estado. 

A segunda rodada de reuniões atingirá os municípios de Telêmaco Borba, Umuarama, Pato Branco e União da Vitória. Podem participar representantes dos setores público, privado, organizações não governamentais e a comunidade em geral. 

O zoneamento integra informações ambientais e socioeconômicas, por meio de estudos específicos e elaboração de mapas para a definição de zonas com características distintas, indispensáveis para planejar a ocupação racional do espaço geográfico e o uso sustentável dos recursos naturais. 

Nos meses de maio e junho, as oficinas foram realizadas em Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Toledo, Maringá e Londrina. 

O ZEE-PR está em fase de execução com previsão de conclusão para o final de 2014. 

O Instituto de Terras Cartografia e Geociências coordena o programa e conta com a colaboração das secretarias estaduais do Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Planejamento e Coordenação Geral; Agricultura e Abastecimento; Indústria e Comércio; Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Logística; Cultura, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Instituto Águas Paraná, Ipardes, Paraná Turismo, Emater-PR, Iapar, Mineropar, Simepar, Sanepar, Copel, Defesa Civil, Procuradoria Geral do Estado, Embrapa, Serviço Florestal Brasileiro e Incra. 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo