22/08/2023



Cotidiano Região

Governo reconhece 13 municípios em estado de emergência

Entre os municípios estão Pinhão, Pitanga e União da Vitória. Mas a previsão é de que a chuva não vai parar e que vem tempestade

Portal RSNv chuvarada

Alagamento (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

Pitanga, Pinhão e União da Vitória estão entre os 13 municípios em situação de emergência. O governador Ratinho Junior homologou os pedidos, nesta segunda (16) para mais quatro municípios afetados pelas fortes chuvas.

De acordo com o Governo, com os decretos, os municípios podem solicitar ao Estado a realocação de famílias desabrigadas a hotéis e pousadas. A medida, determinada pelo governador, vai custear R$ 1 milhão em hospedagens, atendendo prioritariamente gestantes, crianças, idosos, acamados, deficientes físicos e demais vulneráveis. Em União da Vitória sete famílias já encontram-se alojadas. Lá o nível do rio está em 7,7 metros, de acordo com a Defesa Civil.

Conforme o decreto, os municípios também têm direito a linhas de crédito emergenciais para ajudar na recuperação dos estragos. Além de moratória de até 12 meses nos pagamentos dos financiamentos.

Desde as primeiras tempestades que atingiram o Estado, no início de outubro, 57 mil pessoas de 74 municípios encontram-se atingidas. Ou seja, por alagamentos e vendavais, de acordo com o relatório da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil divulgado na manhã desta segunda. Ao todo, há 6,8 mil casas danificadas e 829 pessoas estão desabrigadas.

De acordo com o Simepar, há previsão de chuvas para as regiões Centro-Sul, Campos Gerais, Sudoeste e Região Metropolitana de Curitiba para a tarde desta hoje (16). Também há possibilidade de novas tempestades nesta terça (17).

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo