22/08/2023


Geral Paraná

Governo reforça atenção nos municípios afetados

imagem-105747

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Curitiba – O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas, afirmou que o Estado reforçou o atendimento na região Norte do Paraná, atingida por fortes chuvas desde o sábado (09). "O governador Beto Richa determinou à Defesa Civil ações imediatas para o atendimento dos municípios", afirmou Castilho.

O helicóptero da Casa Militar foi enviado a Londrina para ampliar a cobertura do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas que já conta com uma aeronave. Técnicos da Defesa Civil foram deslocados para a região. As equipes da Copel e da Sanepar estão mobilizadas para monitorar os níveis de rios e barragens que podem transbordar e causar alagamentos e também para acompanhar os possíveis desabastecimentos de água e luz.

Até o momento, segundo a Defesa Civil, foram atingidos Arapongas, Cambé, Cambira, Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande, Ibaiti, Ibiporã, Jaboti, Jaguariaíva, Londrina, Marilândia do Sul, Maringá, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Reserva, Rio Bom, Rolândia, Sabáudia, Santana do Itararé, São José dos Pinhais e Tamarana.

"Nossa maior preocupação é com a vida. Alerto para que as pessoas não insistam em atravessar enxurradas ou ribeirões que estejam com o nível alterado. Não subestimem a força da natureza, parem o carro e esperem até a situação se normalizar", disse Castilho. "A população ribeirinha deve deixar locais que ofereçam perigo para que não coloquem em risco a vida", destacou.

Até agora, as fortes chuvas já afetaram 970 pessoas e danificaram 45 casas em 21 municípios, Das 708 pessoas que ficaram desalojadas, 386 permanecem nesta situação. Outras 30 pessoas estão desabrigadas. 

De acordo com a Defesa Civil, o impacto pode ser ainda maior, já que os municípios estão fazendo o atendimento referente às últimas 48 horas, quando as precipitações foram mais intensas e ainda apuram os estragos e o número de pessoas afetadas. A previsão é que cerca de 700 mil pessoas sejam afetadas, já que a elevação dos rios pode comprometer o abastecimento de água em municípios como Londrina e Maringá.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo