22/08/2023



Geral

Governo reforça compromisso para produção de medicamento contra o câncer

O Governo do Paraná e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) reforçaram ao Ministério da Saúde o compromisso de produzir o medicamento Bevacizumabe em Maringá. O medicamento biológico, utilizado no tratamento de diversos tipos de câncer e degeneração macular, será produzido por meio de uma Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) do Tecpar com a empresa russa Biocad.

O assunto foi tema de uma reunião em Brasília nesta quarta-feira (1º) entre a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, o diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, o secretário de Ciência e Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, e o presidente da Biocad Brasil, David Zylbergeld Neto.

Segundo Cida Borghetti, o medicamento será fornecido para o Ministério da Saúde para ser distribuído pelo  Sistema Único de Saúde (SUS).  Estimativas apontam que a produção local do Bevacizumabe deve gerar economia de aproximadamente R$ 67 milhões anuais aos cofres públicos, já que o Ministério da Saúde importa a totalidade do produto. "E ainda teremos a transferência de tecnologia que por consequência vai fortalecer a produção nacional e paranaense de medicamento", afirma Cida.

Julio Felix lembrou que o campus do Tecnoparque de Maringá, onde será feita a produção, está em obras e deve começar a produzir o medicamento em 2017. O Tecpar investe cerca de R$ 40 milhões na obra. Para atender o empreendimento o instituto  deve contratar entre 160 a 180 profissionais com nível superior em várias áreas.

“Esse encontro entre o Governo do Paraná e o Ministério da Saúde reforça o compromisso assumido pelo Tecpar e a Biocad para a realização deste projeto para o atendimento a saúde pública brasileira. Vamos produzir um medicamento com alto valor agregado e que vai gerar empregos qualificados na região de Maringá”, salienta Felix.

Também participaram da reunião o deputado federal Ricardo Barros e o diretor-secretário do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (Deciis), Eduardo Jorge Valadares de Oliveira.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo