22/08/2023



Política

Governo tenta liberar posse da nova ministra do Trabalho

Deputada responde processo na Justiça do Trabalho

DEPU

O governo começa a terça feira (09) tentando liberar nos tribunais a posse da nova ministra do Trabalho, Cristiane Brasil (PTB-RJ). A cerimônia, prevista para a tarde de hoje (09), foi suspensa nessa segunda (08) pelo juiz Leonardo da Costa Couceiro, da 4ª Vara Federal de Niterói, em ação movida por um grupo de advogados trabalhistas. Eles alegam que a nomeação de Cristiane, processada na Justiça do Trabalho, fere o princípio constitucional da moralidade. A deputada, que é filha do ex-deputado Roberto Jeferson, temia que algo assim acontecesse e tentou, sem sucesso, antecipar a cerimônia, segundo informou o Meio.

Enquanto a posse emperra na Justiça, surgem novas denúncias contra Cristiane. De acordo com a Folha de São Paulo, a deputada estaria pagando mensalmente, com verba da Câmara, R$ 4 mil a uma empresa de locação de veículos que pertence à tia de sua principal assessora. No endereço da empresa, numa cidade-satélite do Distrito Federal, funciona um escritório de contabilidade.

O jornal O Globo noticiou que ontem (08), a deputada se recusou a apresentar a jornalistas comprovantes de que é dela o dinheiro usado para pagar o acordo de um dos processos trabalhistas a que respondeu. O pagamento é feito por outra assessora, filiada ao PTB e cuja mãe foi nomeada por indicação de Cristiane como diretora-geral do Arquivo Nacional.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo