O Governo do Paraná está usando recursos públicos para comprar pesquisas do Ibope. A denúncia é do deputado João Arruda (PMDB-PR), em pronunciamento nesta quarta-feira (27), na Câmara Federal. Pelo contrato, o Estado irá pagar R$ 3,7 milhões para o instituto fazer telepesquisa.
A contratação do Ibope e da forma como aconteceu são fatores que abrem margem para suspeitas. Diz o deputado, “(à licitação) não foi eletrônica, mas presencial e a única empresa que entrou na licitação foi o Ibope”.
“Mas o mais surpreendente é que esta contratação ocorreu praticamente no mesmo dia em que o Ibope divulgou pesquisa indicando alto índice de aprovação do governo Beto Richa”, disparou.
O deputado questionou ainda a contratação do instituto, que na última eleição realizou pesquisas “que eu considero até criminosas. Praticamente todos os levantamentos deram errado, o que pode-se supor que foram direcionados”.
João Arruda citou os exemplos de Curitiba e Foz do Iguaçu, onde as pesquisas ficaram muito aquém dos resultados obtidos nas urnas, motivando a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) pela Assembleia Legislativa. A Câmara Federal também instalou uma CPI para investigar o Ibope e outros institutos de pesquisas.
“Não é justo que o governador Beto Richa vá comprar pesquisa no Ibope com dinheiro de todos os paranaenses”, alertou João Arruda.
Com assessoria