22/08/2023


Cotidiano

Governo vai intensificar campanha contra aids no período do Carnaval

Curitiba – Para alertar a população sobre os riscos de contaminação do vírus HIV (aids), no período do Carnaval, o Estado vai intensificar campanha que já vem sendo desenvolvida em todo Paraná desde o dia 2 de fevereiro. Cerca de 9 mil camisetas, 25 mil leques, 24 mil bonés, 7 mil sacolas ecológicas, 30 mil cartazes e mais de 8 milhões preservativos serão distribuídos em vários municípios. A abertura oficial acontecerá nesta sexta-feira (20), às 10 horas, em Guaratuba, em conjunto com a mobilização contra dengue.
Este ano o alvo da campanha será um público diferente: mulheres acima de 50 anos. como resposta ao crescimento da doença nessa faixa-etária e sexo, observado pelo Ministério da Saúde. “O aumento de casos nessas mulheres exige que o Estado efetue uma ação específica e focada”, enfatiza o secretário da Saúde, Gilberto Martin.
Na 1a Regional de Saúde de Paranaguá as atividades acontecerão nos municípios de Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes e Paranaguá. O Estado, em conjunto com a Pastoral da Aids, já está atuando nessa região com atividades de prevenção e apoio. O litoral é umas das regiões que apresenta os maiores índices de contaminação pelo vírus HIV. Em 2008, houve mais de 40 casos confirmados, por isso a importância de reforçar ações educativas nessa região em especial.
“Os números exigem um reforço especial nessa localidade. Além disso, a intensificação das atividades nesses municípios conseguirá estrategicamente atingir boa parcela da população paranaense, que se deslocam para o litoral no Carnaval”, ressalta Wilsa Regina Amaral, técnica da Divisão de Controle de DST/AIDS da Secretaria da Saúde.
DADOS – Dados preliminares de 2008, mostram que no Paraná 802 pessoas contraíram o vírus. No público feminino, acima de 60 anos, a incidência de aids praticamente dobrou nos últimos dez anos, de 15,3 em 1998 para 30,3, segundo a Divisão de Controle de DST/AIDS. Atualmente, no Paraná, estima-se que existam mais de 20 mil pessoas vivendo com HIV/Aids. Desde 1984, 36,5% dos infectados com o vírus morreram vitimas de doenças oportunistas.
AIDS – A aids é uma doença causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) que compromete o sistema imunológico do paciente. A doença evolui de infecção aguda para infecção assintomática (sem sintomas) e sintomática (com a manifestação de sintomas). O paciente também agrega doenças oportunistas como pneumonia, tuberculose e tumores.
A transmissão da doença é feita por meio do sêmen, secreções vaginais, seringa compartilhada e, possivelmente, pelo leite materno. O tratamento depende de remédios que no Brasil são fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Somente nos três primeiros trimestres de 2008, o investimento em medicamentos foi de R$ 18,9 milhões, dos Governos Federal e Estadual.

(AEN)

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo