22/08/2023
Economia

Governo vai propor novas regras para cálculo do salário mínimo, diz ministro

O novo ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, informou nesta sexta feira (02) que o Governo Federal irá propor ao Congresso Nacional novas regras para cálculo do salário mínimo, no período de 2016 a 2019. De acordo com informações da Agência Brasil, Barbosa garantiu que “continuará a haver aumento real do salário mínimo”.

Apesar da afirmação do ministro, ainda não há previsão de envio da proposta mencionada por ele. Para este ano, vale a regra atual e o salário mínimo fica em R$ 788 com o novo reajuste.

Além disso, Barbosa defendeu as medidas do governo federal de alterar nas regras sobre pensão, auxílio-doença e seguro-desemprego. As mudanças ainda precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional. O novo ministro do Planejamento disse que o governo explicará e defenderá as propostas no Legislativo.

“São medidas que corrigem alguns excessos para que os programas continuem, e para viabilizar, por exemplo, a continuação da elevação real do salário mínimo”, disse, em entrevista após receber o cargo de sua antecessora, Miriam Belchior.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.