22/08/2023
Segurança

Graer volta a operar em Guarapuava

imagem-95659

Lizi Dalenogari, da Redação

Na manhã deste sábado (18) a aeronave do Graer – Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo voltou a operar em Guarapuava. A equipe comandada pelo Major Sanches, composta pelos oficiais Capitão Cruz, Tenente Lazaroto e Sargento Nava, estará fixada na cidade mas atenderá o centro-sul do Estado, mais precisamente as cidades de União da Vitória, Irati, Pato Branco e Francisco Beltrão.

A equipe altamente treinada, irá continuar prestando serviços de segurança pública (suporte para operações policiais) e resgate aéreo (transporte de pacientes em situação de urgência e emergência, além do transporte de órgãos para transplante). Brevemente terá uma área cedida pela Prefeitura de Guarapuava, nas proximidades do Parque das Araucárias, para construção de seu hangar, segundo o Major Sanches. O Hospital regional também contará com um heliporto justamente para garantir a rápida ação do grupo, que fechará convênio com o Samu.

Uma demonstração em frente a Polícia Rodoviária Estadual na manhã deste sábado (18), marca o retorno do Graer para o município. Durante a operação foram feitas abordagens de veículos e acompanhamento de deslocamento de viaturas com o apoio da aeronave, demonstrando a importância do reforço que o Graer vem trazer ao policiamento rodoviário no combate ao contrabando, tráfico de drogas, roubo de veículos e cargas e demais crimes. “Esta ferramenta é de uma importância extrema, já que atua em várias áreas, tanto no socorro à vítimas quanto à criminalidade. A comunidade de Guarapuava e região pode se sentir ainda mais segura com o retorno do Graer”, afirma o Tenente Leandro, da PRE.

“Entre 30 a 40 minutos, saindo de Guarapuava, chegamos em Francisco Beltrão. Trabalhamos para economizar tempo e ganhar vida”, destaca o Major Sanches.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.