22/08/2023
Brasil Guarapuava Saúde

Grávidas que tomaram a AstraZeneca podem utilizar a Pfizer na 2ª dose

A medida já está em vigor no Rio de Janeiro. Entretanto, a Prefeitura de Guarapuava afirmou que no município essa condição não está aprovada

grávida

Vacinação de gestantes (Foto: Reprodução/ G1)

As grávidas que tomaram a primeira dose da vacina, sendo especificamente a AstraZeneca, contra a covid-19, podem se imunizar com a segunda dose da Pfizer. A medida já está em vigor na cidade no Rio de Janeiro.

A autorização para o uso, teve divulgação por meio de Daniel Soranz, secretário da saúde do Rio de Janeiro, em seu perfil do Twitter. De acordo com Soranz, a vacinação pode ocorrer, desde que o médico que atende a gestante verifique os riscos e os benefícios para ela. Além disso, outros países também recomendam ou autorizam o uso da Pfizer para reforço da dose do imunizante.

Por exemplo Alemanha, Canadá, Dinamarca, França, Finlândia, Portugal, Suécia, Inglaterra e Itália. No Brasil, a vacinação de grávidas com AstraZeneca foi suspensa por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Devido a possíveis efeitos adversos do imunizante.

Conforme informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarapuava, na cidade ainda não está autorizado o uso da Pfizer como segunda dose para as grávidas que se imunizaram com a primeira da AstraZeneca.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.