22/08/2023



Cotidiano Guarapuava Região Saúde

Greve dos funcionários do Hospital Santa Tereza começa nesta segunda (18) em Guarapuava

Durante a mobilização, apenas 30% dos serviços do hospital serão mantidos. 360 funcionários do hospital estão sem receber o pagamento deste mês

santa-tereza-guarapuava

360 funcionários estão sem receber no Hospital Santa Tereza, em Guarapuava (Foto: Reprodução)

A greve dos funcionários do Hospital Santa Tereza, começa ao meio dia desta segunda feira (18), em Guarapuava. A informação foi confirmada pelo presidente do sindicato Alcione de Jesus Domingues ao Portal RSN, que informou não ter recebido nenhuma manifestação da administração do hospital sobre o pagamento do salário deste mês dos 360 funcionários da instituição hospitalar. O valor total da folha de pagamento é de cerca de R$ 730 mil.

A decisão foi tomada em assembleia organizada no Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Guarapuava na última quinta feira (14). O pagamento dos funcionários deveria ter sido feito no último dia 7 de fevereiro. Ainda segundo o presidente do Sindicato, a administração do HST, a Secretaria de Saúde do município, o Samu e a 5ª Regional de Saúde foram notificados sobre o movimento ainda na sexta feira (15).

Com a greve, 30% dos serviços do hospital serão mantidos, como as UTIs e o atendimento do Pronto Socorro em casos graves. O hospital atende Guarapuava e cerca de outros 20 municípios da Região, totalizando um contingente de 500 mil pessoas.

Ao Portal RSN, o administrador do HST Francisco Cogo, afirmou que, até o momento, não há previsão para o pagamento dos funcionários.

“Infelizmente não temos como oferecer composição com os colaboradores. Dependemos única e exclusivamente da verba da Secretária de Saúde (SESA) para rodarmos a folha”, declarou.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo