22/08/2023



Economia

Greve reflete na economia do Sudoeste

imagem-87009

Com a colaboração de Lucas Carniel (Rádio Princesa)

A greve promovida por caminhoneiros em rodovias do Paraná está trazendo reflexos para a economia da região Sudoeste.

 Diversos setores estão enfrentando problemas na logística dos materiais. O setor avícola é um dos que mais está tendo prejuízos. Entidades do setor estimam que pelo menos um milhão de pintainhos já tenham sido sacrificados desde a última segunda feira (23).

Além disso, desde segunda que os frigoríficos da BRF de Beltrão e Dois Vizinhos não estão efetuando abates. A bacia leiteira também está enfrentando dificuldades. Produtores de leite estão jogando o produto fora, porque os laticínios não estão conseguindo ir até as propriedades para fazer a coleta. Com as dificuldades na agricultura, os problemas também avançaram para o consumidor final. Os supermercados de Francisco Beltrão já registram a falta de produtos do hortifruti, segundo o gerente de um das unidades, Sidnei Leão.

 Os protestos dos caminhoneiros no Paraná tiveram início no dia 13 e ganharam força depois do Carnaval. Com os bloqueios nas estradas, veículos de carga são impedidos de seguir viagem, prejudicando o abastecimento em especial na região Sudoeste, principal ligação entre o restante do estado e o sul do país. Em algumas cidades, além dos combustíveis, cujo preço do litro da gasolina chegou a R$ 5, começam a faltar medicamentos e alimentos. Sem estoque para abastecer a frota, prefeituras de Realeza e de Santo Antônio do Sudoeste suspenderam o transporte escolar.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo